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peças & acessórios
Salão japonês aposta em tecnologia limpa para reduzir emissões de CO2
Em Tóquio, bateria elétrica equipa carros e até monociclo
DA REDAÇÃO
A "tecnologia verde" não está
só nas bicicletas elétricas (veja
nas págs. 1 e 12). Também é febre no Salão de Tóquio, que
abriu na semana passada.
Até o dia 4 de novembro, vai
mostrar carros, motos, bicicletas e até monociclos elétricos
-ainda que, das 35 montadoras
da mostra passada, só 15 marquem presença neste ano.
As japonesas, porém, não podiam faltar. A Mitsubishi apresenta o primeiro carro totalmente elétrico a ser produzido
em larga escala no mundo.
Antes mesmo do Leaf, que,
segundo a Nissan, chegará em
2010 com preço acessível.
Ele promete percorrer 160
km com uma bateria de íons de
lítio, após recarga de oito horas.
A Honda aposta menos nos
veículos a hidrogênio e também investe mais nos elétricos
"plug-in", que podem ser recarregados em tomada comum.
Nessa linha, a montadora
apresenta conceitos, como o
cubo EV-N, a bicicleta EV-Cub
e o U3-X, um monociclo elétrico com sensor de movimento
sensível ao equilíbrio do corpo.
A Toyota também adere ao
"plug-in" para tornar as baterias de íons de lítio do híbrido
Prius, que vendeu 1,4 milhão de
unidades, recarregáveis.
A montadora mostra ainda o
conceito FT-EV II, menor que
o subcompacto iQ, para curtas
distâncias. O FT-EV II tem motor híbrido e baterias com autonomia para rodar 90 km, com
velocidade máxima superior a
100 km/h.
Com agências internacionais
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