São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

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peças & acessórios

Salão japonês aposta em tecnologia limpa para reduzir emissões de CO2

Em Tóquio, bateria elétrica equipa carros e até monociclo

DA REDAÇÃO

A "tecnologia verde" não está só nas bicicletas elétricas (veja nas págs. 1 e 12). Também é febre no Salão de Tóquio, que abriu na semana passada.
Até o dia 4 de novembro, vai mostrar carros, motos, bicicletas e até monociclos elétricos -ainda que, das 35 montadoras da mostra passada, só 15 marquem presença neste ano.
As japonesas, porém, não podiam faltar. A Mitsubishi apresenta o primeiro carro totalmente elétrico a ser produzido em larga escala no mundo.
Antes mesmo do Leaf, que, segundo a Nissan, chegará em 2010 com preço acessível.
Ele promete percorrer 160 km com uma bateria de íons de lítio, após recarga de oito horas.
A Honda aposta menos nos veículos a hidrogênio e também investe mais nos elétricos "plug-in", que podem ser recarregados em tomada comum.
Nessa linha, a montadora apresenta conceitos, como o cubo EV-N, a bicicleta EV-Cub e o U3-X, um monociclo elétrico com sensor de movimento sensível ao equilíbrio do corpo.
A Toyota também adere ao "plug-in" para tornar as baterias de íons de lítio do híbrido Prius, que vendeu 1,4 milhão de unidades, recarregáveis.
A montadora mostra ainda o conceito FT-EV II, menor que o subcompacto iQ, para curtas distâncias. O FT-EV II tem motor híbrido e baterias com autonomia para rodar 90 km, com velocidade máxima superior a 100 km/h.


Com agências internacionais


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