São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

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Cartas

Consórcio Honda
"No momento da venda, o site do Consórcio Honda na internet funcionou corretamente, e consegui comprar minha cota, mas agora não consigo dar lance livre ou verificar meu extrato porque a página apresenta problemas no acesso na maior parte do tempo. A Honda precisa levar a sério o sistema e ser mais transparente com seus consumidores."
Keith Angel Balestra (Maringá, PR)

Resposta da Honda - "Agradecemos as sugestões de melhoria para o nosso site e informamos que o fato em questão foi solucionado. A cliente deve voltar a acessar o site e cadastrar uma nova senha."



Gravame do Clio
"No dia 21 de setembro, liguei para a financeira Renault e solicitei a baixa do Gravame do meu Clio. O atendente deu um prazo de três dias, que não foi cumprido. Segundo o atendente, houve um problema no sistema, e eu deveria esperar mais cinco dias úteis. Pacientemente, aguardei, mas a baixa não foi realizada novamente e, dessa vez, a financeira não apresentou uma justificativa."
Helaine Alves Ferreira (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o Gravame foi baixado no dia 1º de outubro e tem o prazo de 15 dias úteis para ser regularizado."

Réplica da leitora - "O problema só foi resolvido no dia 1º de outubro, depois da minha denúncia ao Banco Central do Brasil."



Câmbio do 307
"Em outubro do ano passado, comprei um 307 Presence na concessionária Aquitaine. Em abril, o carro começou a apresentar problemas no câmbio e, desde então, esteve sete vezes na revenda para reparos. Vale ressaltar que, a cada vez que deixo o carro na Aquitaine, ele fica na concessionária, em média, dez dias. A central de atendimento da Peugeot e a revenda são incapazes de resolver o problema do veículo."
Vinícius Dato Sacchi (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot- "O carro do cliente foi submetido a reparos na Aquitaine e entregue em condições normais de uso no dia 16 de outubro."

Réplica do leitor - "O problema foi resolvido depois de seis meses de reclamações."



Fiat sem alarme
"Há pouco mais de dois meses, comprei um Punto Sporting na concessionária Ventuno. Estava satisfeito com o carro, até que, na semana passada, ele foi facilmente arrombado na tentativa de furtarem o estepe. Liguei para a Fiat e fui informada que nenhum modelo de fábrica sai com alarme, e esse equipamento não é oferecido como opcional."
Luiz Flório Neto (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O item é oferecido como acessório e está disponível na nossa rede de concessionárias. As características originais do veículo estão descritas no manual de uso e de manutenção entregue ao proprietário na compra."



Embreagem do Sentra
"Levei meu Sentra para a revisão dos 40 mil quilômetros na Grand Brasil. Algumas semanas depois, a embreagem começou a abaixar, e o câmbio travava na primeira marcha.
Voltei à revenda, e não conseguiram detectar o defeito. Retirei o carro e o levei na semana seguinte à Itavema, onde disseram que o problema estava no sistema hidráulico de acionamento da embreagem.
Fizeram a sangria do sistema e devolveram o carro, mas ainda no trajeto de volta constatei que o problema não havia sido resolvido. De volta à Itavema, os mecânicos abriram o câmbio e informaram que o sistema de embreagem deveria ser substituído. A causa do problema teria sido o uso severo do carro.
Estou desapontado com a Nissan e com suas autorizadas, que se negam a cobrir o conserto, orçado em R$ 3.000."
Paulo Hashimoto (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "O veículo foi reparado e entregue ao cliente em condições de uso."

Réplica do leitor - "Estou indignado com a Nissan. Paguei pelo reparo do carro, que continua na revenda, e ainda estragaram o controlador de velocidade."

VEÍCULOS - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/ 3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br.
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