São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ninja 250R é mais imagem do que conteúdo

ARTHUR CALDEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não fosse pelo pequeno adesivo na traseira e pelo ronco contido do motor, a Kawasaki Ninja 250R seria facilmente confundida com suas "irmãs" ZX-6R e ZX-10R.
Afinal, a cor verde e as linhas da carenagem integral seguem o desenho das "verdadeiras" Ninja. Mas, por baixo da imagem de superesportiva, a caçula da família traz um motor de dois cilindros paralelos, 249 cm3 de cilindrada e refrigeração líquida. Tem lá seu charme.
A potência de 33 cv só chega a 11 mil rpm, como em uma autêntica esportiva. Só que, abaixo de 6.000 rpm, a Ninja 250R não tem força -o torque de 2,2 kgfm aparece a 8.200 rpm. Ou seja, esqueça arrancada e retomada descomunais.
No teste Folha-Mauá, a 250R levou 9,6s para ir de 0 a 100 km/h -1s a mais do que a Honda CB 300 R (veja na pág. 6). Para atingir os 158 km/h, é preciso acelerar com vontade e passar as marchas em altas rotações. Caso contrário, vai se sentir em uma Twister.

Novatos
Essa Kawasaki, na verdade, foi projetada para os motociclistas iniciantes. O caráter de miniesportiva cumpre a função de acostumá-los ao comportamento das motos maiores.
Os freios, por exemplo, parecem superdimensionados para seus 170 kg. Os discos nas duas rodas são eficientes e ariscos.
A posição de pilotagem, porém, não é nada esportiva. Apesar dos semiguidões da Ninjinha, a postura é ereta, com ajuda das pedaleiras mais à frente.
Ao olhar para a suspensão e para o painel espartanos, o motociclista cai na real. Há três mostradores analógicos com desenho retrógrado, registrando rotação, combustível e velocidade, a otimistas 200 km/h.
Fabricada na Tailândia e importada pela Kawasaki, a Ninja custa R$ 18.880, R$ 1.500 a mais do que a Kasinski Comet GTR 250 (32 cv), a única rival.


As motos desta página foram cedidas para teste pelas montadoras


Texto Anterior: Suzuki corre atrás e dá o troco na Honda
Próximo Texto: Moto atinge 300 km/h na rodovia e radar não pega
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.