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PURO-SANGUE
Carro preparado pela AVR é o veículo mais veloz testado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia
É difícil alcançar o Audi A4 "envenenado'
LUCIANO SOMENZARI
da Reportagem Local
O visual do
Audi A4 AVR
talvez não o denuncie de imediato, apesar de
as pistas estarem lá. As saias
laterais, os
pneus de perfil baixo e as rodas esportivas são apenas alguns elementos novos.
O sedã A4 AVR, com motor de
240 cavalos (cv), mostrou ser o
carro mais veloz testado, com exclusividade, pela Folha e Instituto
Mauá de Tecnologia.
Ao volante do A4 AVR, o desempenho e a estabilidade são as características que mais surpreendem, graças a um conjunto arrojado de modificações feitas no carro.
O sedã AVR foi modificado a
partir do A4 1.8T, de 150 cv. O ganho de 90 cv é obtido por meio de
um chip ("cérebro" do computador) reprogramado para aumentar a pressão atmosférica no turbocompressor, a quantidade de
gasolina injetada, a rotação do
motor, entre outras mudanças.
Com o alto desempenho, houve
a necessidade de alteração na suspensão, no freio e até no escape.
O ronco volumoso do motor é
notável. À primeira acelerada, a
violenta arrancada faz o corpo do
motorista se contrair no banco.
A mudança para a segunda marcha é rápida, e o encaixe é preciso.
O ponteiro do conta-giros quase
não desce, sinal de que rotação e
potência não se perdem.
Rapidez
O funcionamento do turbo nem
sequer é sentido. Não há assovios
nem mudança brusca de velocidade, sintomas peculiares nos tradicionais carros turbinados.
Nas curvas, o sedã se agarra ao
chão. O motorista tem a certeza de
que não perderá o controle.
Atingir 200 km/h nas retas com o
A4 AVR é tarefa de criança.
O carro saiu da imobilidade e
chegou aos 100 km/h em 7,2 segundos. Esse desempenho bate o
do BMW Z3 2.8 (7,38 segundos),
até então o carro mais veloz testado pela Folha e pelo Instituto
Mauá de Tecnologia neste ano.
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