São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

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Óleo requer troca a cada 5.000 km

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da questão legal, especialistas afirmam que é preciso cuidado com a instalação e, principalmente, a manutenção do turbo.
"Recomendamos a troca de óleo a cada 5.000 km. Isso preserva a vida útil do motor e a do turbo, lubrificados pelo mesmo óleo", explica Marcos Antônio de Freitas, gerente da Esther Turbo.
Um kit básico para motores AP 1.6, 1.8 e 2.0 -do Gol, da Parati e da Saveiro, todos da Volkswagen- custa cerca de R$ 1.500. "Hoje já existem turbinas nacionais de boa qualidade e cerca de 30% mais baratas que as importadas." Na Esther, a mão-de-obra custa outros R$ 1.500.
Vinícius Lellis, vendedor da Turbo Anhanguera, afirma que, se a manutenção do turbo não for feita no prazo correto, haverá risco de superaquecimento.
É o que se chama de turbina que "fuma". "Ela solta uma fumaça branca pelo escapamento. É o óleo do motor, que vaza pelos retentores de borracha do turbo e queima", explica Fábio Fratin, dono da Race Tech.
Outro problema, alerta o preparador de motores, são as conversões de propulsores a gasolina para álcool. O combustível vegetal, por ter maior poder de explosão, gera mais potência.
"As bombas de combustível para motores a gasolina não têm boa lubrificação com o álcool e acabam queimando." A peça para um Gol custa, em média, R$ 250.
Na Race Tech, o kit turbo sai por R$ 4.000 -inclui escapamento completo, coletor de exaustão e "aeroquip" (fita para reforçar os dutos de pressurização da turbina). A instalação custa R$ 700.


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