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Óleo requer troca a cada 5.000 km
DA REPORTAGEM LOCAL
Além da questão legal, especialistas afirmam que é
preciso cuidado com a instalação e, principalmente, a
manutenção do turbo.
"Recomendamos a troca
de óleo a cada 5.000 km. Isso
preserva a vida útil do motor
e a do turbo, lubrificados pelo mesmo óleo", explica Marcos Antônio de Freitas, gerente da Esther Turbo.
Um kit básico para motores AP 1.6, 1.8 e 2.0 -do Gol,
da Parati e da Saveiro, todos
da Volkswagen- custa cerca
de R$ 1.500. "Hoje já existem
turbinas nacionais de boa
qualidade e cerca de 30%
mais baratas que as importadas." Na Esther, a mão-de-obra custa outros R$ 1.500.
Vinícius Lellis, vendedor
da Turbo Anhanguera, afirma que, se a manutenção do
turbo não for feita no prazo
correto, haverá risco de superaquecimento.
É o que se chama de turbina que "fuma". "Ela solta
uma fumaça branca pelo escapamento. É o óleo do motor, que vaza pelos retentores de borracha do turbo e
queima", explica Fábio Fratin, dono da Race Tech.
Outro problema, alerta o
preparador de motores, são
as conversões de propulsores a gasolina para álcool. O
combustível vegetal, por ter
maior poder de explosão, gera mais potência.
"As bombas de combustível para motores a gasolina
não têm boa lubrificação
com o álcool e acabam queimando." A peça para um Gol
custa, em média, R$ 250.
Na Race Tech, o kit turbo
sai por R$ 4.000 -inclui escapamento completo, coletor de exaustão e "aeroquip"
(fita para reforçar os dutos
de pressurização da turbina).
A instalação custa R$ 700.
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