São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DEDO-DURO

Bafômetro no carro impede ignição do motor

Item mira pai que empresta veículo ao filho, que também pode ser monitorado no posto

DE SÃO PAULO

O alerta "Sorria, você está sendo filmado" já não causa mais impacto. Ficou impessoal diante do GPS, que consegue descobrir até se o motorista está embriagado.
A partir deste mês, qualquer automóvel com rastreador poderá ser conectado a um bafômetro -a venda era restrita a veículos de carga.
Caso o aparelho detecte que o condutor está alcoolizado, o proprietário do veículo pode receber uma mensagem no celular e, por exemplo, limitar a velocidade ou não permitir a partida do motor, de acordo com a empresa fabricante do Alcooldrive.
"Para evitar sabotagens, o aparelho [R$ 750] pode ser programado para pedir novos testes do bafômetro em intervalos de tempo", diz o diretor de vendas do produto, Fábio Eduardo Ursic.

MESADA
Segundo o executivo, um público-alvo da empresa é o de pais que emprestam seu carro para os filhos.
Em pesquisa do Ministério da Saúde, 2% dos jovens afirmaram que dirigem após "consumo abusivo de álcool" -de 30% a 50% das vítimas de trânsito beberam.
O controle paternalista pode chegar ao posto de gasolina. Na região de Campinas (SP), a CTF fechou uma parceria com a rede de postos BR para instalar nos carros um chip de abastecimento.
Funciona como o Sem Parar, de pedágios, e permite pagar o combustível em apenas 8s. A diferença é que o cliente pode escolher cotas pré ou pós-pagas. A bomba trava assim que o valor é atingido. "Se o pai quiser controlar os gastos do filho, por exemplo, pode definir uma cota semanal de combustível", conta Ariê Halpern, presidente da CTF.
A meta é ampliar a tecnologia para a capital paulista a partir de janeiro e para todo o Brasil até 2012.
(FABIANO SEVERO E FELIPE NÓBREGA)


Texto Anterior: Contra
Próximo Texto: Obrigatório em 2011, rastreador é útil ao governo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.