UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motos também incitam designers

Katsumi Kasahara/Associated Press
A Suzuki G-Strider "leva' o piloto a ambiente sem gravidade


DO ENVIADO ESPECIAL

São duas rodas a menos. Em vez de limitar, a característica das motos multiplicou a criatividade de designers japoneses. Principalmente os da Yamaha, que expôs cinco conceitos de tirar o chapéu.
Não bastasse o visual de uma leveza quase impossível, a Dolsa Wind tem oito alto-falantes nas manoplas. Dependendo da velocidade, produz sons musicais que "acariciam o corpo do piloto".
Menos surpreendentes são a FC06 -movida por célula de combustível que usa metanol-, a dobrável Divide, a elétrica Pocke e a Passol, também elétrica, mas com bateria auto-recarregável.
A Honda não deixou a peteca cair. A Griffon funde características de moto e scooter, e seu motor de 750 cm3 polui pouco. Já o desenho da carenagem da Kawasaki ZZR-X é cheio de reentrâncias, por onde saem os comandos.
A Suzuki foi às alturas com a G-Strider. Os técnicos tentaram proporcionar um desenho que faça o piloto se sentir num ambiente com gravidade zero. (EF)


Texto Anterior: Das estrangeiras, só Mercedes traz novidade
Próximo Texto: Fábricas se mostram "limpas"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.