São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mago da lata

O americano Chip Foose transforma verdadeiras sucatas em obras de arte

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apresentador da série de TV "Overhaulin"", que transforma verdadeiras sucatas em obras de arte, o designer de carros Chip Foose, 43, está no Brasil para promover os programas sobre automóveis do canal pago "Discovery Channel".
No evento de veículos personalizados X-Treme Motorsport -que termina hoje, no pavilhão Imigrantes-, o americano encontrou réplicas de alguns carros tunados por ele para filmes de Hollywood.
O mais famoso é o Ford Mustang Shelby GT 500 1967, chamado, carinhosamente, de "Eleanor" pelo personagem do ator Nicolas Cage. "O carro ficou muito bom", elogia Foose, que, para fazer o original, precisou da ajuda de outro ícone americano, o preparador de motores Carrol Shelby.
Além de "Overhaulin'", o designer ainda guarda tempo para seus projetos pessoais, feitos na oficina Foose Design, em Huntington Beach (Califórnia), na qual dá asas à imaginação e vida a carros como o "Hemisfear".

Exóticos
Apresentado neste mês na maior feira de personalização de carros do mundo, o Sema Show, em Las Vegas, esse "Hot Rod" (espécie de carro antigo com pneus aparentes e motores potentes) é sua nova obra.
Foose, aliás, tem de "inventar" tempo para a família. "Trabalho todos os dias da semana, mas não abro mão de levar meus filhos Broke, 6, e Katelynn, 2, à escola pela manhã."
"À noite, janto com eles. Depois, volto para a oficina e fico lá até às 3h", conta. Foose diz também que sua mulher, Lynne, incentiva-o. "As mulheres não são tão ligadas a carros como os homens, mas influenciam nas decisões", opina.
Já famoso, Foose passou a ser o preferido dos artistas que buscam carros exóticos. "Já fiz projetos para o Lance [Armstrong, ciclista], para o Michael Anthony [baixista da banda de rock Van Halen] e para o Jay [Leno, apresentador de TV]", diz. Ele cobra US$ 70 por hora de trabalho, sem contar o material de pintura e de funilaria.
"Trabalhar com celebridades é complicado, pois cada uma tem a sua excentricidade. Prefiro fazer projetos para os verdadeiros entusiastas, aqueles que vêem o carro com paixão."
No Sema Show, Foose fechou um acordo com a Ford para fabricar séries especiais de cinco modelos. Até o momento, só o Mustang ganhou versões personalizadas. "Em janeiro, no Salão de Detroit, vamos revelar outra série especial", afirma o designer. Segundo a montadora, os carros só estarão disponíveis para o mercado americano.

Antigo e moderno
E será que virá algum novo modelo da Ford todo projetado por ele? Foose afirma que não, mas concorda com a tendência de carros com desenho antigo e mecânica moderna.
"Acho que projetos como o do GM Camaro e o do Dodge Challenge ainda vão persistir por muitos anos. Eles mexem com o emocional dos compradores, que eram crianças ou adolescentes quando esses modelos existiam", afirma.
Com toda a tecnologia, o que Foose gosta mesmo é de construir seus próprios projetos. Talvez por fazer carros com paixão desde os seus sete anos, o designer acumule sete prêmios da "Good Guy Street Rod Association", uma das principais associações americanas de carros de rua personalizados.


Próximo Texto: Volvo "encolhe" para crescer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.