São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

FÉRIAS SOBRE RODAS

Sensação de liberdade pode ser estressante se o trajeto não for bem estudado; é preciso atenção em manobras de emergência

Planejamento antecede viagem de moto

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na hora das férias, o motociclista que pretende encarar as estradas pode dar descanso para tudo, menos para a disposição de planejar. Como com carros, é preciso fazer uma boa revisão no veículo antes de sair de casa. Mas aqui é importante redobrar a atenção.
"Por ter tudo aparente, é mais fácil ver se há algo errado", afirma Wilson Yasuda, gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda. A boa notícia é que "dificilmente uma motocicleta tem problema mecânico". Outro fator que não limita a aventura é a cilindrada: não há relação entre ela e a distância a ser percorrida.
Na hora de pilotar, o motorista precisa ter consciência de que o corpo se transforma em resistência para o vento. Apesar disso, deitar é totalmente errado, pois a postura impede qualquer ação de emergência. Calças largas e jaquetas com gola também atrapalham porque podem "inflar".

Excesso de bagagem
Equilíbrio é fundamental. Não exagere no peso da bagagem, levando o mínimo de roupa. Caso haja alguém na garupa, ele precisa ficar grudado ao motociclista para não fazer peso atrás. E, se levarem uma mochila, é o acompanhante que deve carregá-la. A pessoa extra pode ser importante.
"É sempre bom viajar em grupo, um vai cuidando do outro", afirma Rogério Gentil Fernandes, dono de uma revenda Kawasaki em Criciúma (SC). Para a segurança na estrada, facilita planejar-se para viajar sempre com a luz do dia -e o farol baixo deve ficar constantemente aceso. A cautela recomenda não viajar com chuva.
A combinação de asfalto e duas rodas pode ser estressante. O ideal é, a cada hora, descansar pelo menos 15 minutos. Para não ter paradas inesperadas, cheque sempre onde há postos de combustível e calcule a autonomia da moto.


Próximo Texto: Férias sobre rodas: Conforto para enfrentar o asfalto sai caro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.