São Paulo, domingo, 28 de março de 2010

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Espelho meu...

Existe Porsche ou Ferrari mais bonito, veloz e bom de guiar do que o novo Audi R8 com motor V10?

FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

"Quem gosta de carro é mulher. Homem gosta é de caminhão." O R8 V10 ouviu o desaforo -de um caminhoneiro, é claro- poucos segundos antes de entrar na pista de testes.
De duas, uma: ou os caminhões de hoje são supersônicos ou o falastrão não fazia ideia do que o Audi era capaz.
Aliás, ninguém fazia. Talvez nem o chefe da engenharia alemã que decidiu pegar o motor do Lamborghini Gallardo e colocar num carro esporte da Audi em fase de autoafirmação.
Para quem não sabe, o R8 é jovem e nasceu em 2007 com motor 4.2 V8 para desbancar o Porsche 911. Para muitos, ainda não o fez. Daí o V10 central.
São 525 cv e um ronco na orelha de dar arrepios na espinha. Ele é grave, encorpado. Basta uma reles cutucada no acelerador para os dez cilindros em "V" e 5,2 litros urrarem sem dó.
Partes de fibra de carbono e alumínio deixam o R8 com apenas 1.620 kg. Ou seja, são só 3 kg para cada cavalo. Quase um carro de corrida -e não um caminhão Volvo com lamparinas. Porque o R8 vem das pistas.
Todo o projeto da Audi foi herdado do primeiro R8 feito para ganhar as 24 Horas de Le Mans (França) antes da era diesel.
Era o início de uma nova geração de injeção direta de gasolina e de uma taxa de compressão de carro a álcool (12,5:1). Isso deixa o R8 com respostas rápidas ao acelerador, queima otimizada e consumo razoável -média de 7,7 km/l, aponta o teste Folha-Mauá.
Permite também que o motor gire até 8.700 rpm antes da faixa vermelha. É coisa de Civic Si e BMW M3 aspirados.

Rolimã
O R8 é tão pequeno e baixo que, ao entrar, parece que você está sentando num carrinho de rolimã da adolescência. Ele é um palmo mais perto do chão do que qualquer carro "de rua".
A posição de guiar é ótima.
Os bancos de couro não são tão esportivos quanto os do RS6, e o volante de base achatada fica na altura exata das mãos.
Pelo rádio, seguranças do campo de provas dão permissão para começar o teste. No tanque, gasolina Podium de alta octanagem recomendada pela Audi e um pingo de juízo para fazer o R8 chegar a 280 km/h sem susto. E olha que a montadora aponta uma velocidade máxima de 316 km/h...

A Audi cedeu o R8 V10 para teste


Assista ao vídeo do R8 fritando os pneus na pista

www.folha.com.br/100851




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