São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

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Beetle e PT Cruiser brigam por design

VW recebe retoques visuais, e Chrysler ganha versão mais barata

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Muito além do país de origem, os mexicanos Chrysler PT Cruiser e Volkswagen New Beetle têm algo em comum. Para os dois, o argumento de vendas é o design vindo do passado. Ambos já têm uma certa idade -mais de seis anos-, mas contam com novidades: o PT ganhou uma versão mais barata, e o Beetle, retoques visuais.
"É uma tendência constante recuperar conceitos, fazer uma ligação com a memória das pessoas, estimular a sensação de saudade", diz Alessandro Vassallo, vice-presidente do IED (Istituto Europeo di Design). Ele lembra que o ar retrô também aparece em eletrodomésticos e em móveis.
Com cara de carro de gângster, o PT traz motor 2.4 16V, com 143 cv (cavalos) e 21,8 kgfm de torque (força). Tendo como ponto de partida as linhas do carro mais famoso da história, o Beetle nem de longe lembra o velho Fusca. Usa o propulsor 2.0 de 116 cv do Golf.
É pelo bolso, porém, que o Volkswagen conquista de vez. A versão manual parte de US$ 24.590 (R$ 56,3 mil), e a automática custa US$ 26.480 (R$ 60,6 mil). Com teto solar e bancos de couro, o preço sobe para US$ 28.844 (R$ 66,1 mil).
A nova versão Classic do PT Cruiser sai por R$ 75 mil -contra R$ 96,5 mil da Limited- e oferece câmbio automático com trocas manuais e regulagem elétrica dos bancos de tecido. O Beetle traz rodas de 16 polegadas e airbag de cabeça.
Além disso, o "besouro" é mais econômico. Em circuito urbano, faz 8,3 km/l contra 6,9 km/l registrados pelo concorrente. A vantagem rodoviária é de 1,8 km/l. Mas, 27 cv mais fraco, o Beetle anda menos.
O troco do Chrysler vem no espaço interno. Além de o VW ter duas portas, na hora de pegar a estrada, ele é prejudicado pelo porta-malas de 209 litros. O "hermano" leva 538 litros.
Prova de que esses dois veículos não seguem a lógica do mercado são suas vendas. Em março, foram comercializados 108 PT Cruiser. No mesmo período, ganharam as ruas 23 New Beetle 2006, que tem novos pára-choques, faróis e lanternas, rodas e painel. (GERSON CAMPOS E JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras
Instituto Mauá de Tecnologia
0/xx/11/4239-3092 www.maua.br


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