São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006 |
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MANUTENÇÃO Na troca de peças, gastos com "popular" e modelo de "luxo" são parecidos Preço da 1ª revisão varia até 120%; o da 2ª chega a R$ 800 COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Levantamento feito pela
Folha em 30 revendas autorizadas de São Paulo neste mês
revela que a primeira revisão
dos nove hatchs mais baratos
do país custa de R$ 82 (Renault
Clio) a R$ 180 (VW Fox) -uma
variação de 120%. Na segunda
revisão, a variação é de 627%.
Em algumas concessionárias
da Chevrolet, há primeiras revisões grátis para Celta e Corsa.
Quinze mil quilômetros depois, porém, a surpresa é grande: a segunda revisão é, em média, 137% mais cara do que nas
lojas das outras montadoras
(Fiat, Ford, Renault e VW). A
conta sai por até R$ 800.
Uma simples troca de óleo de
modelos com motor 1.0 também tem diferenças significativas. Enquanto um litro de óleo
do Celta custa R$ 8, o do Fox
sai por R$ 32. Como são necessários quatro litros por troca, a
diferença fica em R$ 96.
Mas, se esse mesmo dono de
Celta se envolver em um acidente de trânsito e precisar
trocar o espelho retrovisor do
lado do motorista, vai ter de pagar R$ 311 pela peça. Já o proprietário de um Ford Ka precisa desembolsar só R$ 57.
Cada montadora tem um
plano para revisão periódica.
Em geral, a primeira revisão
ocorre a cada seis meses ou 10
mil quilômetros, o que vier primeiro (ou ainda após um ano
ou 15 mil quilômetros).
Qualquer peça trocada ou incorporada ao veículo fora dos
locais autorizados pode levar à
perda da garantia de fábrica.
Na primeira revisão, basicamente o carro passa por uma
vistoria técnica e são trocados
filtros e óleo do motor. É a partir da segunda revisão, dependendo de quanto o carro roda,
que o dono terá noção de quanto custará manter o modelo.
Antônio Gaspar de Oliveira,
diretor técnico do Sindirepa
(sindicato dos reparadores),
diz que 98% dos veículos são
adquiridos emocionalmente,
pela satisfação de ter o modelo.
"Quando descobrem o quanto vão pagar, por exemplo, para
trocar o óleo, ficam revoltados.
Ninguém imagina, antes de
comprar um [Toyota] Corolla,
que vai ter de gastar mais de
R$ 300 só para trocar o óleo do
motor", comenta Oliveira.
Segundo o diretor do sindicato, os modelos "populares"
não têm nada de popular na
manutenção. "Os donos de um
Astra 1.8 e de um Corsa 1.0
[ambos da Chevrolet] praticamente têm o mesmo gasto
quando vão substituir peças
como bomba de combustível,
óleo ou filtro do motor", diz. Colaborou MARLENE PERET Texto Anterior: Garantia estendida: Poucos compradores usam proteção Índice |
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