São Paulo, domingo, 28 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Acessórios mal projetados interferem na estabilidade

Especialista recomenda cautela na escolha de partes aerodinâmicas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os pacotes aerodinâmicos, como aerofólios traseiros e "spoilers", estão entre os itens mais vendidos nas lojas de acessórios. Mas a instalação desses equipamentos, por razões estéticas, pode prejudicar o desempenho do carro e aumentar o risco de acidentes.
Para Fernando Catalan, professor de dinâmica veicular da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, kits aerodinâmicos devem ser usados com cuidado, pois podem comprometer a estabilidade do veículo.
"Os "spoilers" traseiros aumentam o arrasto e o consumo de combustível, mas não comprometem tanto a estabilidade se forem usados de forma errada. Já os aerofólios podem produzir uma grande força do carro contra o solo, fazendo com que a dianteira fique mais "leve", o que é perigoso", alerta.
O aerofólio, instalado na tampa traseira de sedãs ou acima do vidro de trás dos hatchs, é um item que marca a identidade de um veículo veloz.
"O aerofólio leva o motorista a pensar que está dirigindo um carro de alto desempenho, mesmo que esteja em um veículo "popular'", avalia Catalan.
Os "spoilers" são como defletores, que desviam o vento e melhoram a fluidez do ar. Os dianteiros direcionam o vento para o motor e, às vezes, para os freios, "mas, se não forem bem projetados, poderão prejudicar a refrigeração do motor".
Algumas montadoras oferecem os apêndices aerodinâmicos como acessórios originais.

De fábrica
Segundo as montadoras, os produtos de fábrica são testados em túneis de vento. Nem por isso têm função aerodinâmica para melhorar o desempenho em alta velocidade.
O Honda Civic Si, por exemplo, traz um aerofólio só estético, sem ganho aerodinâmico.
Já a Subaru vende um aerofólio pouco discreto que ajuda a grudar a traseira do sedã Impreza WRX no chão, mas só acima de 140 km/h, velocidade acima da permitida no Brasil.
A originalidade, porém, tem seu preço. No Celta, o kit de concessionária montado com aerofólio, "spoilers" e saias laterais sai por R$ 1.700. Já para a perua Fielder, a Toyota cobra R$ 3.500 pelo pacote completo.
(RICARDO RIBEIRO)


Texto Anterior: Reciclar carro reduz 70% de furtos e roubos
Próximo Texto: [!] Foco: Miniatura de Fórmula 1 pode custar até R$ 20 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.