|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
peças & acessórios
Acessórios mal projetados interferem na estabilidade
Especialista recomenda cautela na escolha de partes aerodinâmicas
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os pacotes aerodinâmicos,
como aerofólios traseiros
e "spoilers", estão entre os itens
mais vendidos nas lojas de
acessórios. Mas a instalação
desses equipamentos, por razões estéticas, pode prejudicar
o desempenho do carro e aumentar o risco de acidentes.
Para Fernando Catalan, professor de dinâmica veicular da
USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, kits aerodinâmicos devem ser usados com
cuidado, pois podem comprometer a estabilidade do veículo.
"Os "spoilers" traseiros aumentam o arrasto e o consumo
de combustível, mas não comprometem tanto a estabilidade
se forem usados de forma errada. Já os aerofólios podem produzir uma grande força do carro contra o solo, fazendo com
que a dianteira fique mais "leve", o que é perigoso", alerta.
O aerofólio, instalado na
tampa traseira de sedãs ou acima do vidro de trás dos hatchs,
é um item que marca a identidade de um veículo veloz.
"O aerofólio leva o motorista
a pensar que está dirigindo um
carro de alto desempenho,
mesmo que esteja em um veículo "popular'", avalia Catalan.
Os "spoilers" são como defletores, que desviam o vento e
melhoram a fluidez do ar. Os
dianteiros direcionam o vento
para o motor e, às vezes, para os
freios, "mas, se não forem bem
projetados, poderão prejudicar
a refrigeração do motor".
Algumas montadoras oferecem os apêndices aerodinâmicos como acessórios originais.
De fábrica
Segundo as montadoras, os
produtos de fábrica são testados em túneis de vento. Nem
por isso têm função aerodinâmica para melhorar o desempenho em alta velocidade.
O Honda Civic Si, por exemplo, traz um aerofólio só estético, sem ganho aerodinâmico.
Já a Subaru vende um aerofólio pouco discreto que ajuda a
grudar a traseira do sedã Impreza WRX no chão, mas só acima de 140 km/h, velocidade
acima da permitida no Brasil.
A originalidade, porém, tem
seu preço. No Celta, o kit de
concessionária montado com
aerofólio, "spoilers" e saias laterais sai por R$ 1.700. Já para a
perua Fielder, a Toyota cobra
R$ 3.500 pelo pacote completo.
(RICARDO RIBEIRO)
Texto Anterior: Reciclar carro reduz 70% de furtos e roubos Próximo Texto: [!] Foco: Miniatura de Fórmula 1 pode custar até R$ 20 mil Índice
|