São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

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A 319 km/h, motorista do R8 GT vê a paisagem virar um borrão

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A GAVIÃO PEIXOTO (SP)

O carro de resgate na cabeceira da pista do aeroporto assusta mais do que o próprio teste: levar o R8 GT, o mais veloz dos Audi, ao limite. Antes da largada, técnicos checam a pressão dos pneus 305/30 ZR19. Do banco do "piloto", dá para ouvir o ronco do V10 de 560 cv -o mesmo do Lamborghini Gallardo.
A versão GT é limitada a 333 unidades e só três vieram para o Brasil, já vendidas. Trazem motor 5.2 reprogramado e carroceria (com fibra de carbono) 100 kg mais leve. Preço? R$ 1 milhão, quase o dobro de um R8 normal.
Qualquer cálculo de custo-benefício, aliás, perde a importância a partir do momento em que o fiscal libera a largada e você acelera sem dó.
O carro sai como um míssil e, antes de o cronômetro marcar 4s, o painel já registra 100 km/h. A inércia e os 55 kgfm de torque empurram seu corpo contra o banco.
As marchas são trocadas a 8.000 rpm, antes da faixa vermelha do conta-giros. Com a sexta engatada, o ponteiro do velocímetro passa dos 300 km/h. Nesse momento, a paisagem vira um borrão e o volante começa a trepidar assustadoramente por conta do asfalto riscado para aviões.
Sem decolar, o GT se torna o mais veloz já testado pela Folha: 319 km/h.

A Audi cedeu o carro para avaliação


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