São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

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CARTAS

Meriva barulhenta
"Comprei uma Chevrolet Meriva em novembro de 2010. O carro está com um forte barulho na suspensão dianteira. Contatei a montadora e soube que o barulho é característico do modelo -e que não há solução."
ODAIR DE OLIVEIRA (SÃO PAULO, SP)

Resposta da General Motors - "O serviço de atendimento e a concessionária transmitiram os esclarecimentos cabíveis ao cliente."

Réplica do leitor - "A montadora disse que isso é uma característica do veículo. Não aceito essa informação, que deveria ter sido dada quando comprei o carro."

Preço da revisão
"Levei meu Gol 2009 para fazer a quarta revisão preventiva. O preço sugerido era de R$ 366. Na concessionária Disbrave, fui informado de que seria preciso trocar o cabo da vela, as pastilhas do freio e uma lâmpada queimada. Não acreditei ao receber o orçamento: R$ 1.600.
A revenda tentou empurrar vários outros itens extras. Pedi para deixarem apenas os obrigatórios, mais os itens para o reparo dos problemas citados. Mesmo assim o preço ficou em R$ 966.
Autorizei o serviço e fiquei com a sensação de ter sido forçado a pagar por algo desnecessário."
FABRÍCIO ZAGO (BRASÍLIA, DF)

Resposta da Volkswagen - "Entramos em contato com o cliente para agendar uma avaliação no motor do veículo. Aguardamos a disponibilidade do carro."

Réplica do leitor - "A montadora deveria coibir a prática de preços abusivos."

Estepe caro
"Comprei um Sandero 2011 e tive o estepe furtado. Na concessionária, conheci mais três proprietários do modelo que passaram pelo mesmo problema. A trava que prende o pneu não é empecilho para os ladrões."
VILDER FIDELIS (SÃO PAULO, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que a localização do estepe foi projetada e analisada pelo nosso departamento de engenharia. Há vantagens como maior capacidade do porta-malas e facilidade na substituição do pneu quando tal compartimento está com bagagens.
Quanto ao roubo do estepe, consideramos um ato de vandalismo que foge da nossa responsabilidade."

Motor da L200
"Ao ler a seção Cartas do dia 24 de julho, identifiquei-me com o leitor José Augusto dos Reis. Minha L200 tem o mesmo problema no motor que a dele. Descobri que o defeito é de fábrica."
MÁRCIA ANDRADE (SÃO PAULO, SP)

Resposta da Mitsubishi - "Entramos em contato com a cliente e verificamos que o veículo está fora do prazo de garantia. Foi orçado um valor para o reparo no motor, que não foi efetuado pela cliente."

Réplica da leitora - "Soube que fizeram um 'recall' branco e trocaram os pistões de alguns carros durante as revisões. Vou entrar na Justiça."

Fox sem garantia
"Adquiri um Fox 1.0 em junho de 2009. Assim que saiu da revenda, o carro perdeu potência e apareceu no painel a mensagem "EPC". Levei o carro para a assistência técnica, que informou haver sanado o problema.
No entanto, logo após expirar a garantia, o defeito voltou. Gastei R$ 1.167 no reparo. Procurei a central de relacionamento da VW e solicitei ressarcimento da quantia paga, mas não fui atendido."
GILVANILDO SILVA (SÃO PAULO, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que os serviços realizados no veículo foram autorizados pelo cliente."


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