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São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

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HATCH

Antes exclusiva para os EUA, versão se tornou série limitada no Brasil; atinge 100 km/h em 7,88s e custa R$ 105,6 mil

Velocidade e preço chegam às alturas no Golf VR6

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Levante a mão quem pagaria R$ 105,6 mil por um Volkswagen Golf. Pode parecer loucura, mas 80 pessoas já o fizeram. Em troca, levaram um carro que, até então, era unicamente destinado à exportação para os Estados Unidos.
A versão GTI VR6 do hatchback produzido em São José dos Pinhais (PR) tem motor 2.8 de 200 cv (cavalos) -o "6" indica a quantidade de cilindros. São só duas portas, rodas de liga leve de 17 polegadas, suspensão rebaixada, faróis com máscara negra, soleira, câmbio de seis velocidades.
Mas quem quiser acelerar de 0 a 100 km/h em 7,88 segundos -os números foram aferidos pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia)- precisa correr. Ainda estão à venda 19 carros dessa série limitada a 99 veículos, todas devidamente numeradas em uma placa com acabamento em alumínio.
Só para sentir o ar de superioridade, algumas comparações. O motorista de um VR6 chega mais rápido que o de um Audi A3 1.8T (180 cv e 9,15s até os 100 km/h) e muito à frente do de um Golf 1.6 (101 cv, 13,40s). Um Chevrolet Corsa Sedan 1.0, o mais lento dos testes Folha-Mauá em 2002, requer 19,57s, com seus 71 cv.
O único hatchback mais rápido que o Golf VR6, cujo motor é aspirado, é o Audi S3, que é turbinado. Com 225 cv, ele alcança 100 km/h em 6,91s. Importado da Alemanha, custa R$ 158.713.

Desperdício
Usar tudo o que o motor -trazido da matriz junto com o câmbio- oferece é quase impossível. A não ser que o motorista não obedeça aos limites de velocidade e esqueça os radares. Para engatar a sexta marcha, o melhor é pegar uma estrada. Pisar fundo significa ter o corpo jogado contra os bancos de couro.
Depois de dar partida, o ronco logo mostra que não se trata de um motor "normal". Mesmo assim, o VR6 registra índice de silêncio semelhante aos de luxuosos alemães. A 100 km/h, sua média é de 70 dBA, apenas 2 dBA acima do Mercedes-Benz CLK 320.
Sem ser fruto de "tuning", o Golf VR6 está disposto a ajudar quem se exalta atrás do volante. Além de freios a disco nas quatro rodas, conta com a tecnologia de ESP (controla a estabilidade eletronicamente, impedindo a derrapagem), EDL (distribui a tração entre as rodas) e ASR (detecta se as rodas dianteiras patinaram na arrancada, aliviando a potência).
Disponível apenas em prata e preto, o interior também transpira esportividade. Bancos de couro, acabamento em alumínio nas portas, pedaleiras esportivas, costuras vermelhas no volante e no freio de mão -cor também presente no cinto de segurança- e cromados nos mostradores indicam que esse não é um Golf comum. Aliás, de tão raro só é vendido por telefone ou pela internet.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)

Volkswagen: 0800-8881013 ou www.volkswagen.com.br

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