São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-DÚVIDAS

Regra ensina a evitar colisões traseiras

free-lance para a Folha

Ao dirigir nas estradas, pode surgir a dúvida quanto à distância adequada a manter em relação ao veículo que trafega à frente. De acordo com o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), a maioria dos acidentes são colisões traseiras. Esses acidentes podem ser evitados se o condutor adotar a "regra dos dois segundos".
Essa regra foi estabelecida por técnicos em tráfego de veículos. Segundo estudos realizados, concluiu-se que o motorista leva um segundo para perceber o início da frenagem de um veículo que vai à frente e mais outro segundo para ter o reflexo de acionar os freios.
Conhecido esse tempo ideal para separação entre dois veículos, basta ao motorista verificar se ele está percorrendo um trajeto em um intervalo igual ou superior a dois segundos.
Por estar fundamentada no tempo de separação entre dois carros, e não numa distância em metros, a regra pode ser aplicada a qualquer velocidade.
(CHRISTIAN MARRA)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Toyota deve montar "popular" no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.