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Garantia longa deixa revisão mais cara
Montadoras exigem que serviços sejam feitos em concessionárias, que trocam peças além do plano de manutenção
Quanto maior o prazo de garantia mais cara é a revisão; Hyundai e Kia dão 5 anos, mas cobram R$ 1.300 aos 40 mil km
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Desde que a Toyota lançou
a garantia de três anos para o
Corolla, em 2002, cada vez
mais montadoras aderem à
estratégia. A vantagem, porém, pode ter custo elevado.
Para usufruir da garantia,
o proprietário é obrigado a
fazer todas as revisões nas
concessionárias, que cobram
preços altos. Em média,
quanto mais longa a garantia, mais cara é a revisão.
Em garantias de cinco
anos, revendas de São Paulo
cobram até R$ 1.800 pela revisão dos 40 mil km -o valor
varia conforme o modelo. O
mesmo serviço custa, em média, R$ 400 em oficinas independentes. Não há como escolher uma garantia menor.
Há apenas a opção de desistir
dela e abandonar a manutenção em concessionária.
Foi o que fez o médico José
Luis Marcondes, 34, depois
de receber um orçamento de
R$ 1.400 para a revisão dos
20 mil km de seu Vectra GT.
"Em uma oficina, cobraram
R$ 420", diz.
Isela Costantini, diretora
de pós-venda da Chevrolet,
afirma que, "com a cobertura
maior, o fabricante tem de arcar com peças e serviços mais
complexos e caros."
Foi o que aconteceu com o
Clio. A Renault estendeu a
garantia de um para três
anos, e o preço das revisões
de 30 mil, 50 mil e 70 mil km
passou de R$ 231 para R$
284, fora as possíveis peças
danificadas. O dono do Clio
encara ainda a revisão de 80
mil km, que custa R$ 1.135.
5 ANOS
As marcas sul-coreanas,
como Hyundai e Kia, também cobram mais pelas revisões -oferecem garantia de
cinco anos. Querem eliminar
a fama de manutenção cara,
pois importam quase todos
os modelos -HR e Tucson
são montados em Goiás.
Já a revisão de 40 mil km
do i30, o hatch médio mais
vendido, custa R$ 1.200. A do
VW Golf, feito no Paraná e
com apenas um ano de garantia, sai por R$ 313.
Segundo consultores da
Hyundai, a revisão básica do
Tucson parte de R$ 680, mas
o valor sobe de acordo com
as peças trocadas.
A editora Cristina Pereira
de Lima, 32, afirma ter pagado R$ 2.000 pela revisão do
seu Tucson. "Eles [consultores da Hyundai] não explicam direito o que é obrigatório e o que é recomendado."
Nos EUA, a Hyundai dá
dez anos de garantia -e também exige que a revisão cara
seja feita em concessionária.
A advogada Ana Lucia Oliveira, 31, levou um susto ao
ver a conta da revisão de 10
mil km de seu Kia Picanto:
R$ 900. "Quem roda 40 mil
km por ano vai desembolsar
R$ 4.800 em 12 meses", diz.
"O dono deve verificar o
que cobre a garantia. Cada
montadora tem uma previsão de desgaste dos carros e
de quanto podem gastar",
diz Olinto Barros, professor
de gestão automotiva da FEI.
De acordo com o Procon, a
montadora é obrigada a dar
três meses de garantia legal.
Acima disso, passa a ser garantia contratual, que varia
de um a cinco anos. Não há
regras para o preço das revisões, que seguem o plano de
manutenção da montadora.
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