São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

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Garantia estendida é vantajosa para importado

Cobertura extra pode ser bom negócio para novos e usados que têm peças mais caras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além da garantia contratual, o comprador ainda pode pagar para ampliá-la. A garantia estendida, comum na compra de eletrônicos, está disponível para muitos modelos, novos ou usados.
Nos planos, o cliente continua obrigado a fazer as revisões em concessionária, que têm preços acima da média.
Algumas revendas de importados oferecem a cobertura extra. Os valores e os defeitos cobertos variam de acordo com o modelo e a marca, e podem ser um bom negócio para carros que têm peças caras, como os importados.
Na BMW, por exemplo, há planos de um ou dois anos, que podem ser adquiridos em qualquer revenda. Para os carros usados, é preciso que tenham até seis anos ou até 100 mil km (e todas as revisões em concessionária).
Uma cobertura adicional de dois anos para o BMW 335i sai por R$ 5.700.
Entre as nacionais, a Ford lançou o programa apenas para carros novos, também com prazos de um ou dois anos. A cobertura pode ser completa ou apenas para motor e câmbio.
Segundo Rodolfo Possuelo, gerente de marketing de peças e serviço da empresa, "ganhos de qualidade nos últimos anos reduziram nossos custos de garantia e permitiram oferecer o benefício".

VALORIZAÇÃO
No caso do novo Fiesta, a cobertura completa por um ano adicional sai por R$ 728. Se for estendida para mais dois anos, custará R$ 951.
O preço é atraente, comparado ao conserto de uma central eletrônica, que pode chegar a R$ 5.000, por exemplo. Mas é preciso somar o custo das revisões -só a de 40 mil km custa R$ 728 na Ford. Se o cliente não fizer a revisão, perderá a garantia estendida.
O Ecosport tem garantia de três anos, que pode se estender a até cinco por R$ 1.499.
A Honda oferece planos semelhantes para novos e seminovos -estes limitados a seis anos ou 120 mil km.
Uma cobertura adicional de dois anos na Honda custa de R$ 1.644 (motor 2.0) a R$ 2.416 (motor 3.0 importado).
Para os usados, a cobertura é apenas para motor e câmbio e custa de R$ 1.063 (motor 2.0) a R$ 1.479 (3.0).
Para Isela Costantini, diretora de pós-venda da Chevrolet, a garantia longa e a revisão em concessionária valorizam o carro na revenda.
"O comprador é atraído pela certeza de que só foram usadas peças originais e que ele ainda terá cobertura [estendida], ainda que poucos a utilizem", explica. (RR)


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