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Garantia estendida é vantajosa para importado
Cobertura extra pode ser bom negócio para novos e usados que têm peças mais caras
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Além da garantia contratual, o comprador ainda pode pagar para ampliá-la. A
garantia estendida, comum
na compra de eletrônicos, está disponível para muitos
modelos, novos ou usados.
Nos planos, o cliente continua obrigado a fazer as revisões em concessionária, que
têm preços acima da média.
Algumas revendas de importados oferecem a cobertura extra. Os valores e os defeitos cobertos variam de acordo com o modelo e a marca, e
podem ser um bom negócio
para carros que têm peças caras, como os importados.
Na BMW, por exemplo, há
planos de um ou dois anos,
que podem ser adquiridos
em qualquer revenda. Para
os carros usados, é preciso
que tenham até seis anos ou
até 100 mil km (e todas as revisões em concessionária).
Uma cobertura adicional
de dois anos para o BMW 335i
sai por R$ 5.700.
Entre as nacionais, a Ford
lançou o programa apenas
para carros novos, também
com prazos de um ou dois
anos. A cobertura pode ser
completa ou apenas para
motor e câmbio.
Segundo Rodolfo Possuelo, gerente de marketing de
peças e serviço da empresa,
"ganhos de qualidade nos últimos anos reduziram nossos
custos de garantia e permitiram oferecer o benefício".
VALORIZAÇÃO
No caso do novo Fiesta, a
cobertura completa por um
ano adicional sai por R$ 728.
Se for estendida para mais
dois anos, custará R$ 951.
O preço é atraente, comparado ao conserto de uma central eletrônica, que pode chegar a R$ 5.000, por exemplo.
Mas é preciso somar o custo
das revisões -só a de 40 mil
km custa R$ 728 na Ford. Se o
cliente não fizer a revisão,
perderá a garantia estendida.
O Ecosport tem garantia de
três anos, que pode se estender a até cinco por R$ 1.499.
A Honda oferece planos
semelhantes para novos e seminovos -estes limitados a
seis anos ou 120 mil km.
Uma cobertura adicional
de dois anos na Honda custa
de R$ 1.644 (motor 2.0) a R$
2.416 (motor 3.0 importado).
Para os usados, a cobertura é apenas para motor e
câmbio e custa de R$ 1.063
(motor 2.0) a R$ 1.479 (3.0).
Para Isela Costantini, diretora de pós-venda da Chevrolet, a garantia longa e a revisão em concessionária valorizam o carro na revenda.
"O comprador é atraído
pela certeza de que só foram
usadas peças originais e que
ele ainda terá cobertura [estendida], ainda que poucos a
utilizem", explica. (RR)
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