São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

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Em busca de espaço

Estreia da C3 Picasso aquece o segmento das minivans; diante das principais concorrentes, quer provar que é mais que um rostinho bonito

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O único consumidor que compra carro de dentro para fora é o de minivans. Para ele, espaço interno e conforto são mais importantes que aparência externa, apontam pesquisas feitas por montadoras.
Mas até as escolhas orientadas pela racionalidade têm lá seus limites. Tanto que o segmento tenta recuperar o mercado perdido ""para os jipinhos, principalmente"" com produtos mais descolados.
O hit sul-coreano Kia Soul e a recém-lançada C3 Picasso encabeçam o movimento. O modelo da Citroën, aliás, mal chegou às lojas e já encara os rivais na pista de teste.
Para o confronto vieram as minivans compactas Nissan Livina, Fiat Idea e Chevrolet Meriva ""todas em versões na faixa dos R$ 50 mil. As três somam 61% dos emplacamentos do segmento, de 8.000 unidades mensais. Isso excluindo o Honda Fit, que, a partir de 2008, virou uma espécie de hatch de teto alto e passou a vender mais do que qualquer minivan.
A C3 Picasso não sonha tão alto. A Citroën projeta volume de apenas 1.500 unidades do modelo por mês, mesmo ele sendo a nova referência em conforto do segmento.
A novidade é uma versão "família" do Aircross que dispensa o estepe na tampa traseira e a suspensão elevada. Chegou a hora de saber se, despido dos penduricalhos, o Picasso cubista faz bonito também na pista de testes.

As montadoras cederam os carros para teste


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