UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Mille consome muito
"Quando comprei um Mille, em 2001, na revenda Meta, disseram que o consumo de combustível era de 15 km/l na cidade e de 22 km/l na estrada. Porém o máximo que obtive foi 12 km/l na cidade e 15 km/l na rodovia. Sempre que reclamava, diziam que, enquanto não atingisse 7.000 quilômetros, não conseguiria esse rendimento. Meu carro está com 14 mil quilômetros, mas nada de melhorar. Fui informado por um atendente da autorizada de que realmente esse carro não faz a quilometragem anunciada pela montadora."
Agostinho Marques Filho (Bauru, SP)

Resposta - A Fiat disse que o veículo foi reparado pela Meta e devolvido ao cliente no dia 29 de maio. Segundo a montadora, o cliente confirmou os reparos.

Como amaciar o motor
"Gostaria de saber se temos de amaciar o motor de um carro zero-quilômetro. Se ele não for amaciado corretamente, há riscos de não render o que deveria?"
Gilberto Ribeiro da Silva (São Paulo, SP)

Resposta - A maioria dos manuais do proprietário nem fala mais no assunto, mas amaciar o motor não deve ser descartado. O amaciamento consiste em um uso mais recatado do motor em seus primeiros quilômetros, para uma melhor acomodação de peças como o cilindro e o pistão. Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, diz que os propulsores são ajustados para praticamente dispensar o amaciamento. Mas ele recomenda alguns cuidados nos primeiros mil quilômetros. "As rotações máximas para cada marcha não devem ser atingidas." Ferreira lembra que os carros tinham afogador e que era necessário esquentá-los. "Mas hoje há lubrificantes que funcionam bem com o motor frio." Alguns preparadores de motor não aconselham subir muito o giro do motor nos primeiros mil quilômetros. A melhor maneira de amaciamento é o uso do freio-motor, que consiste em engatar uma marcha que mantenha a rotação do motor em uma faixa adequada, nem alta, nem baixa. Não se deve ultrapassar as 5.000 rpm (rotações por minuto) em nenhuma marcha. Até a Mercedes-Benz, que tem carros de alta precisão, recomenda o amaciamento. Nos primeiros 2.000 km, só devem ser atingidos 75% da velocidade máxima de cada marcha. Não se deve ultrapassar 4.000 rpm, o que é obtido com a opção W ("winter") do câmbio automático.

Veículo continua alienado
"Comprei um Gol 1000 1993, em uma loja independente, com financiamento do banco Pontual Martinelli. Terminei de pagar no final de 1998 e, quando fui regularizar a documentação, soube que o banco estava em processo de falência. Eu deveria pedir o alvará de liberação do documento por meio de processo judicial. Reuni os documentos necessários, mas o juiz suspendeu a liberação do alvará alegando que o banco não tinha provas suficientes para a falência. Há uma outra solução para o caso?"
Maurício Aronovich (Bragança Paulista, SP)

Resposta - Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), o consumidor deve procurar um advogado, que apresentará novos documentos para provar o processo de falência do banco.

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Estrada esburacada é desafio para pneus
Próximo Texto: Promoção 1: Venda direta deixa Bora R$ 14 mil mais barato
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.