UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Índice

COMPACTO

Modelo que roda só com gasolina deixa de ser feito

GM lança Corsa 1.8 bicombustível mais potente e pelo mesmo preço

DO ENVIADO ESPECIAL A RIBEIRÃO PRETO

Primeiro foi a Volkswagen. Agora é a vez de a Chevrolet lançar seu modelo que roda com gasolina, álcool ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O Corsa Flexpower 1.8 mantém os preços da versão a gasolina, que sai de linha. Mas a fábrica anunciou um reajuste para todos os modelos, sem divulgar os valores. O hatch deverá custar cerca de R$ 27,9 mil, e o sedã, R$ 29,7 mil.
Quando movido apenas a gasolina, a potência do modelo passou de 102 cv (cavalos) para 105 cv. A álcool, rende 109 cv. O torque (força) também aumentou ligeiramente: de 16,8 kgfm para 17,3 kgfm. Com o combustível "verde", são 18,2 kgfm. Mas o pé do motorista precisa ser muito sensível para notar essas diferenças.
Segundo a fábrica, o consumo urbano do Corsa Flexpower, com gasolina, manteve-se em 11 km/l. Porém caiu de 16,5 para 16,3 km/l na estrada. O consumo urbano do carro movido a álcool é 7,6 km/l. Na estrada, chega a rodar 11 km/l.
Fornecido pela Delphi, o sistema obrigou a algumas mudanças no Corsa. São novos taxa de compressão, bomba de combustível, sensor de oxigênio no escapamento, sistema de partida a frio, bicos injetores e, claro, software que controla a mistura do combustível. A GM diz que as peças de reposição não serão mais caras.
Destinado a um público que "gosta de ter autonomia sobre a própria vida", o Corsa bicombustível também será a tentativa de elevar as vendas dos hatchbacks (sem porta-malas saliente). Hoje, eles ficam com cerca de 35% do mercado. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


José Augusto Amorim viajou a convite da GM do Brasil


Texto Anterior: Ficha técnica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.