São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EcoSport e Palio ocultam analogias

Com estilos diferentes, utilitário da Ford e perua da Fiat têm preço e desempenho próximos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eles não são da mesma família ou parentes próximos. Mas a disputa entre o Ford EcoSport e a Fiat Palio Adventure mais parece briga de dois irmãos.
Com uma reestilização que atingiu principalmente sua dianteira em outubro de 2007, o EcoSport continua líder de venda entre os utilitários esportivos. É um modelo com as proporções e a segurança de um irmão mais velho.
Já a recém-lançada Palio Adventure, com o tom desafiador típico de irmão caçula, ficou maior e mais equipada para conquistar espaço no mercado.
Quem compra qualquer um dos dois, porém, não é necessariamente fã de lama, mas gosta do estilo fora-de-estrada. O EcoSport e a Palio prometem deixar motoristas tranqüilos em qualquer terreno, mas, apesar das caras de mau, nenhum vai muito longe fora do asfalto.
Mesmo construído na plataforma do Fiesta, o Ecosport tem tamanho de jipinho e oferece, como opcional na versão 2.0, tração nas quatro rodas. Com ou sem o macaquinho do comercial cantando "Every little thing is gonna be all right", o bloqueio do diferencial -a grande novidade da Palio reestilizada- ajuda a sair de uma poça de lama.
Com o pé no freio, basta apertar o botão "ELD" (em inglês, bloqueio eletrônico do diferencial) no painel. O sistema joga mais torque (força) nas rodas dianteiras para superar situações difíceis. Tudo funciona apenas em baixas velocidades e desliga automaticamente quando o carro atinge 20 km/h.

Andando
Apesar de tanta diferença de estilo e de conceito, o EcoSport e a Palio Adventure têm desempenho bastante próximos, aponta o teste Folha-Mauá. A diferença na aceleração de 0 a 100 km/h, a favor da perua da Fiat, é inferior a 1s, independentemente do combustível.
Nas retomadas, a Palio segue na frente, mas com uma distância maior. De 60 a 120 km/h, levou, com álcool no tanque, 17,5s, enquanto o EcoSport precisou de 22,6s.
Os números refletem a diferença de motorização. Na versão Adventure, a Palio está disponível apenas com motor 1.8 de até 114 cv (cavalos). O EcoSport deste comparativo tem propulsor 1.6 de 111 cv. O torque de até 18,5 kgfm, porém, dá fôlego à Palio Adventure.
Nenhum dos dois carros é a Xuxa, mas fazem a alegria dos baixinhos. A Palio cresceu, está a 19 cm do chão e com 1,6 metro de altura. O EcoSport ganha por 36 mm. O modelo também é mais largo, o que confere um aspecto mais robusto.
A versão Adventure Locker é a topo de linha da família Palio Weekend e parte de R$ 54.380. Aí o "irmão" fica mais simpático, com preço de R$ 51.405. Mas, para ter pára-choques na cor do carro, rodas de liga leve de aro 15 e outros mimos, a Ford cobra mais R$ 6.460.
(RICARDO RIBEIRO)


Os carros foram cedidos para avaliação pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA www.maua.br 0/xx/11/4239-3092


Texto Anterior: Burocracia: Prefeitura diz que todo shopping está correto
Próximo Texto: Ficha Técnica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.