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São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

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SEDÃS COMPACTOS

Com ar-condicionado de série, Fiesta traz melhor custo/benefício; carro da Chevrolet é "engessado" por pacotes

Modernidade cobra seu preço no Polo e no Corsa

DA REDAÇÃO

Em termos de conjunto (ou seja, sem levar necessariamente em conta o desempenho), o destaque fica por conta do Polo Sedan, da Volkswagen, seguido de perto pelo Corsa Sedan, da Chevrolet. Este é o mais silencioso de todos, além de melhor em frenagem -em uma parada brusca a 80 km/h, ele percorre ainda 37,5 metros.
Os defeitos do modelo da Chevrolet estão no consumo urbano -foi o "lanterninha", com 9,7 quilômetros por litro- e no fato de os opcionais serem disponibilizados somente em pacotes.
Ou seja, apesar de custar R$ 28.326, equipá-lo com ar-condicionado e direção hidráulica faz o preço saltar para R$ 33.936, pois o pacote disponível precisa vir ainda com itens como preparação para som, desembaçador traseiro, luz no porta-luvas e no porta-malas e banco do motorista com regulagem manual de altura.
Já o Polo Sedan, apesar de ser mais caro (R$ 33.757), já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista e de altura e profundidade do volante. Lançado mundialmente na versão hatchback há um ano e meio em Frankfurt -e já fabricado no Brasil-, o modelo da Volkswagen mostrou um conjunto bem equilibrado.
Suas melhores marcas estão em nível de ruído -segundo lugar, empatado com o Clio- e frenagem (38 metros, após parar bruscamente a 80 km/h), outro segundo lugar, perdendo por meio metro justamente para o Corsa.

À la carte
Se a principal mazela do sedã da Chevrolet é ter de adquirir itens em pacotes -e pagar por equipamentos que nem sempre são desejados-, o contrário ocorre no Siena, em que é possível adquirir opcionais praticamente à la carte.
Seu preço básico é de R$ 27.512. Pelo ar-condicionado (e só por ele) paga-se R$ 3.276. Caso prefira sistema ABS (antitravamento) de freios, basta desembolsar R$ 1.894. Duplo airbag (não é possível comprar só para passageiro ou motorista) sai por R$ 1.894.
No teste Folha-Mauá, o novo motor 1.8 mostrou a que veio. O Siena foi o melhor na retomada de 40 a 80 km/h, obtida em 6,62s, marca especialmente útil em caso de ultrapassagem. Na aceleração de 0 a 100 km/h, realizada em 11,61s, perdeu só para o Clio.
Como principais deficiências, o sedã derivado do Palio traz alguns problemas de acabamento interno, sobretudo das peças plásticas do painel, e uma suspensão um tanto "mole" -os campeões de firmeza e prazer ao dirigir são, mais uma vez, Corsa e Polo.

Envelhecimento
Apesar do novo propulsor, o projeto do Siena sente o peso dos (sete) anos. Externamente, melhorou com a renovação da família Palio, em outubro de 2000.
Aliás, quem mais sofre com o envelhecimento é o Ford Fiesta (da versão chamada Street). Seu maior mérito é a relação custo/benefício. O modelo vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos. Custa R$ 29.620 -R$ 4.137 mais em conta que o Polo, que também traz ar-condicionado de série.
A marca mais expressiva do sedã da Ford foi um segundo lugar na medição de consumo rodoviário -16,7 km/l. Seu torque (força) é o que chega mais "cedo", 14,3 kgfm já a 2.500 rpm. O Fiesta é o menos potente entre os cinco -são 95 cv (cavalos), contra 101 cv do Polo, 102 cv do Corsa, 103 cv do Siena e 110 cv do Clio.
Mesmo assim, o consagrado motor Zetec RoCam o mantém na mesma casa dos 12 segundos (mais exatamente 12,53s) dos mais modernos Corsa e Polo.
Só que projeto e motor antigos não escondem a necessidade de reformulação, reforçada pelo nível de ruído -75 decibéis, o mais barulhento (por problemas técnicos, o do Siena não foi aferido).
Também tem o menor porta-malas, dos cinco automóveis testados -400 l. Não há previsão para uma versão sedã do Ford Fiesta lançado há quase um ano. (LPz)


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