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Celta é o mais potente, e Uno trata melhor os ocupantes
No Fiesta, a carroceria alta e larga é muito pesada para um motor 1.0 de apenas 69 cv
DO ENVIADO A BRASÍLIA
O Gol Ecomotion é um dos
carros mais econômicos dos
13 anos de teste Folha-Mauá.
Com a marca de 19,6 km/l
de gasolina, a nova versão do
compacto empata tecnicamente com outro VW abstêmio, o Polo 1.6 BlueMotion.
Na viagem para Brasília, o
Gol apontou 20,3 km/l, mas o
consumo não foi aferido com
medidor de vazão de combustível, como ocorre nos
testes de desempenho.
Daí a diferença de 3,5% no
consumo -e também devido
à variação de altitude, umidade e temperatura entre
Brasília e São Bernardo do
Campo (Grande São Paulo).
A melhora do Golzinho
vem da adoção dos pneus de
baixa resistência à rolagem e
de ajustes mecânicos no
câmbio e no motor (até 71 cv).
O acabamento interno, porém, continua pobre, e a posição de dirigir, sofrível. Bem
diferente da do novo Uno.
Ele é o compacto que mais
trata bem o motorista, mesmo longe de esbanjar o fôlego do rival da VW. O Fiat tem
suspensão macia, interior
criativo e visual descolado. É
a melhor opção entre hatches de passeio de R$ 30 mil.
Só não espere luxo, pois
até o desembaçador do vidro
traseiro é opcional (R$ 480).
Em relação ao consumo, o
Uno se equipara ao Mille -o
que não é nada mau. Ambos
percorrem, na cidade, 10 km
com um litro de álcool.
FILA DE ESPERA
Quem vê esse Gol de geração antiga (R$ 29,3 mil) com
ar de carro de frota ou não
quer esperar 45 dias para ter
o Uno (R$ 27.635) pode se encantar com o Renault Clio ou
com o próprio Fiesta.
O Ford (R$ 29,9 mil) acabou de ganhar cara nova e
mais itens de série, como a
trava elétrica das portas acionada por controle remoto.
O amplo espaço interno e
as medidas avantajadas do
carro, porém, deixam-no pesado, fazendo o motor 1.0 de
até 73 cv sofrer nas subidas.
Por R$ 27.350, o Clio é o
mais barato entre os "populares" de quatro portas com
algum resquício de conforto.
Mas a falta de porta-copos
no console e o diminuto porta-malas (255 litros), por
exemplo, denunciam a idade
avançada do projeto.
Com roupagem mais
atual, o Chevrolet Celta (R$
28.406) sofre do mesmo mal.
Para piorar, abusa de plásticos ásperos, e o volante desalinhado em relação ao banco
só agrada a contorcionistas.
Seu motor de 78 cv -o
mais potente do segmento-
não resulta no melhor desempenho. Mas com uma
primeira marcha curta, é preciso dosar o acelerador para
ele não sair cantando pneu.
(FELIPE NÓBREGA)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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