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O QUE ESCOLHER?
Potência maior é principal trunfo do álcool
Derivado da cana compensa onde preço é 30% menor que o da gasolina; carros têm tratamento anticorrosivo
RENATA DE GASPARI VALDEJÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Bola da vez e responsável pela marca de 78% dos emplacamentos em 2006 serem de carros bicombustíveis, o álcool cativa os consumidores pelo baixo custo e mostra que também
é bom de desempenho.
Nesse quesito, sua vantagem
sobre a gasolina é que ele suporta mais a compressão do ar
e, oferecendo mais força ao motor, segundo os engenheiros.
De um modo geral, os carros
flexíveis têm mais potência
com o combustível "verde". O
motor 1.4 do Chevrolet Prisma,
por exemplo, gera 89 cv (cavalos) com gasolina e 97 cv quando roda com álcool.
Em alguns veículos, porém,
não há diferença: o Honda Civic
gera 140 cv, independentemente do que há no tanque.
Por outro lado, o álcool é consumido, em média, 30% mais
rapidamente do que a gasolina,
o que significa menor autonomia. O tanque de gasolina de
um Renault Logan permite rodar 805 km, 205 km a mais do
que se contivesse álcool.
Ainda assim, em algumas regiões, o preço o alça a campeão
de preferência. Berço da produção de álcool no Estado, Ribeirão Preto (314 km ao norte de
SP) cobrava, em agosto, R$ 1,07
pelo litro do combustível, contra R$ 2,47 no caso da gasolina.
Em outras, o preço não é tão
vantajoso, e até os bicombustíveis rodam com gasolina. "Em
Belo Horizonte não está valendo a pena abastecer com álcool
[R$ 1,50 o litro, em agosto]",
afirma o engenheiro mecânico
mineiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Optar pelo álcool só vale a pena se o preço for pelo menos
30% menor que o da gasolina. É
o caso de São Paulo, onde a diferença de preço é de 53%.
Aos que se mantêm receosos
quanto ao caráter corrosivo do
álcool, as montadoras explicam
que os bicombustíveis recebem
tratamento com níquel em todas as partes do motor que têm
contato com o combustível.
A publicitária Amanda Oliveira de Moraes, 26, toma dois
cuidados para não ter de levar
seu Ford Fiesta a uma oficina
antes do tempo. O primeiro é
manter sempre cheio o tanque
de gasolina para a partida a frio.
Além disso, ao virar a chave,
espera alguns segundos antes
de dar a partida. "Escuto a
bomba da injeção eletrônica
funcionar. Isso ajuda a prolongar a vida útil das peças."
NA INTERNET - Consulte o preço
dos combustíveis em várias cidades
www.anp.gov.br/petro/levantamento-precos.asp
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