São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2007

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O QUE ESCOLHER?

Potência maior é principal trunfo do álcool

Derivado da cana compensa onde preço é 30% menor que o da gasolina; carros têm tratamento anticorrosivo

RENATA DE GASPARI VALDEJÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Bola da vez e responsável pela marca de 78% dos emplacamentos em 2006 serem de carros bicombustíveis, o álcool cativa os consumidores pelo baixo custo e mostra que também é bom de desempenho.
Nesse quesito, sua vantagem sobre a gasolina é que ele suporta mais a compressão do ar e, oferecendo mais força ao motor, segundo os engenheiros.
De um modo geral, os carros flexíveis têm mais potência com o combustível "verde". O motor 1.4 do Chevrolet Prisma, por exemplo, gera 89 cv (cavalos) com gasolina e 97 cv quando roda com álcool.
Em alguns veículos, porém, não há diferença: o Honda Civic gera 140 cv, independentemente do que há no tanque.
Por outro lado, o álcool é consumido, em média, 30% mais rapidamente do que a gasolina, o que significa menor autonomia. O tanque de gasolina de um Renault Logan permite rodar 805 km, 205 km a mais do que se contivesse álcool.
Ainda assim, em algumas regiões, o preço o alça a campeão de preferência. Berço da produção de álcool no Estado, Ribeirão Preto (314 km ao norte de SP) cobrava, em agosto, R$ 1,07 pelo litro do combustível, contra R$ 2,47 no caso da gasolina.
Em outras, o preço não é tão vantajoso, e até os bicombustíveis rodam com gasolina. "Em Belo Horizonte não está valendo a pena abastecer com álcool [R$ 1,50 o litro, em agosto]", afirma o engenheiro mecânico mineiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Optar pelo álcool só vale a pena se o preço for pelo menos 30% menor que o da gasolina. É o caso de São Paulo, onde a diferença de preço é de 53%.
Aos que se mantêm receosos quanto ao caráter corrosivo do álcool, as montadoras explicam que os bicombustíveis recebem tratamento com níquel em todas as partes do motor que têm contato com o combustível.
A publicitária Amanda Oliveira de Moraes, 26, toma dois cuidados para não ter de levar seu Ford Fiesta a uma oficina antes do tempo. O primeiro é manter sempre cheio o tanque de gasolina para a partida a frio.
Além disso, ao virar a chave, espera alguns segundos antes de dar a partida. "Escuto a bomba da injeção eletrônica funcionar. Isso ajuda a prolongar a vida útil das peças."

NA INTERNET - Consulte o preço dos combustíveis em várias cidades www.anp.gov.br/petro/levantamento-precos.asp

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