UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO CARRO

Um em cada dois motoristas que bateram o veículo em 2002 tinha menos de 29 anos; para especialistas, bebida é fator de risco

Jovens se envolvem mais em acidentes

Fernando Moraes/Folha Imagem
A estudante de relações internacionais Alexandra Guercio, 19, sofreu uma batida em seu Fiat Palio um mês depois de ter ganhado o carro


ISABELLE SOMMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você completou 18 anos e está com a carteira de motorista nas mãos. Antes de pisar fundo no acelerador, saiba que, nos seus primeiros anos atrás do volante, é muito grande a probabilidade de se envolver em um acidente.
De acordo com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), de cada dois motoristas que se envolveram em acidente de trânsito com vítima em São Paulo em 2002, e cuja idade foi mencionada, um tinha menos de 29 anos.
Em 2002, foram registradas 28.701 ocorrências desse tipo, sendo que, em 25.700, era conhecida a idade do motorista. Entre condutores de 18 a 29 anos, o número de acidentes foi de 11.931. Entre 30 e 59 anos, 11.275.
A regra é confirmada pelas seguradoras. Luiz Pomarole, diretor de produto (área de carros) da Porto Seguro, diz que os jovens têm o dobro de casos. "Em cada cem segurados, oito se envolvem em colisões. Na faixa etária de 18 a 24 anos, o número dobra para 16."
Além de provocar mais acidentes, os jovens também são os que mais saem feridos. A rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, especializada no tratamento de lesões cerebrais e da medula, fez uma pesquisa, em 1999, com seus pacientes em Brasília e Salvador.
Das vítimas de trânsito, um terço tinha entre 15 e 24 anos. "Esses dados não mudaram nos últimos anos", diz o sociólogo Eduardo Biavati, coordenador do Centro de Pesquisa em Educação e Prevenção da rede de hospitais.

Perfil de risco
Portanto, se o motorista tiver até 24 anos, for do sexo masculino, solteiro e não estudar nem trabalhar, paga um valor mais alto de seguro para proteger seu carro.
Entre os principais fatores levantados pela seguradora, estão falta de experiência ao volante, hábitos como sair à noite e beber e andar mais rápido do que a média dos motoristas.
Por isso a Porto Seguro oferece somente para os segurados até 24 anos um curso gratuito de direção segura. Aqueles que participam ganham descontos entre 5% e 15% no valor do contrato.
Para Biavati, os jovens têm um padrão de deslocamento cotidiano maior. Eles saem muito para estudar, trabalhar, divertir-se e viajar. "Ficam mais expostos ao trânsito." Mas o que falta, segundo o especialista, que já proferiu palestras para mais de 70 mil alunos de escolas de Brasília, é a percepção de que dirigir bem não é só obedecer a regras. "O trânsito é uma negociação constante."



Próximo Texto: Álcool é combustível de tragédia pessoal
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.