|
Próximo Texto | Índice
Os melhores de 2007
Fit 1.5, Tiida e Civic equilibram preço, agilidade, segurança e consumo de combustível
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Na hora de comprar um carro novo, considere três opções:
o monovolume Honda Fit 1.5, o
hatchback Nissan Tiida 1.8 e o
sedã Honda Civic Si. Entre os
que passaram pelo teste Folha-Mauá em 2007, foram, nessa
ordem, os mais equilibrados.
Para chegar a essa conclusão,
a Folha analisou a aceleração
até 100 km/h, os consumos urbano e rodoviário, a retomada
de 60 km/h a 120 km/h e a frenagem de 80 km/h até o carro
parar, além do preço.
Foram 50 veículos, que ganharam notas conforme a posição no ranking. Alguns modelos ficaram de fora porque não
puderam passar por todos os
testes -a chuva impede o teste
de frenagem, e alguns sistemas
de alimentação são incompatíveis com os equipamentos do
Instituto Mauá de Tecnologia.
Para os fãs da velocidade: o
carro mais veloz de 2007 foi o
Mercedes-Benz E 63 AMG.
Com 514 cv (cavalos), levou
5,23s até os 100 km/h. E os nacionalistas têm muito a festejar: o Civic Si, com 192 cv, e o
Volkswagen Golf GTI, com 193
cv, aparecem entre os "dez
mais" com tempos de 7,77s e
7,86s, respectivamente.
Álcool
Analisar os dados também
mostra que, passada a euforia
de oferecer motores bicombustíveis, é hora de as montadoras
aprimorá-los. De um modo geral, o consumo de álcool é alto.
A Honda, a antepenúltima a
ter o sistema, conseguiu que o
Fit 1.4 fizesse 13,7 km/l na estrada, enquanto a Chevrolet
-uma das pioneiras- teve o
pior desempenho. Mesmo tendo sido lançada em 2007, a S10,
também em percurso rodoviário, registrou 8,3 km/l.
A segunda pior marca -9,8
km/l- foi a do Fiat Punto 1.8,
também com o combustível alternativo. Se assim for, não será
apenas o ambiente que agradecerá mas também os usineiros.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Próximo Texto: Nissan Tiida Índice
|