São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Peso a mais aumenta o consumo e sobrecarrega suspensões e freios; infração é de R$ 128

Carga e passageiro extras dão multa

Patricia Stavis/Folha Imagem
Peruas como a Toyota Fielder têm mais espaço para bagagem; rack no teto não pode passar de 50 cm de altura

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para que a viagem de carro ocorra com conforto e segurança, é preciso que a bagagem esteja acomodada corretamente.
Abusar no peso das bagagens ou no número de pessoas dentro do carro é ilegal e pode interromper a viagem de férias.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, veículos com número de passageiros acima do permitido no documento do carro receberão uma multa grave no valor de R$ 127,69, além de o motorista perder cinco pontos na carteira de habilitação. O carro também será retido até que outro veículo possa levar aquele excesso de peso.
Bagageiros de teto com altura superior a 50 cm e bicicletas na traseira que encobrem a placa do carro são outras infrações comuns nesta época do ano.
José Edson Parro, presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), diz que é importante calibrar corretamente os pneus -veja a indicação no manual- antes de "pegar" a estrada. "Com o carro cheio, use sempre duas libras a mais nos pneus e no estepe."
Parro explica que o excesso de peso provoca derrapagem e o desgaste prematuro dos freios e das suspensões. "Arrume o bagageiro de acordo com o tamanho das malas. As maiores e mais pesadas devem ser colocadas próximas ao eixo traseiro do carro, o que melhora o seu equilíbrio nas curvas."
Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, lembra que o comportamento dinâmico do carro muda quando ele está carregado, impedindo que o motorista faça a curva em velocidade igual à do mesmo carro vazio. O peso extra também dificulta as freadas.
"Não deixe nada solto dentro do carro. Um objeto de aproximadamente um quilo, por exemplo, quando projetado à frente a uma velocidade de 70 km/h, chega ao banco dianteiro pesando 500 quilos."

Carretinha
Outra recomendação de Ferreira é evitar levar as malas no teto do carro. "Esse volume muda a aerodinâmica do veículo, o que afeta a sua estabilidade e aumenta o consumo de combustível. Se for imprescindível levá-lo, considere seu peso e sua altura e reduza a velocidade principalmente em curvas."
O manual do proprietário informa os limites máximos de peso para cada modelo.
A outra opção é comprar um reboque -conhecido como carretinha. Ela é indicada para transportar grandes volumes.
Há modelos no mercado como os do tipo baú -fechado- e fazendinha -aberta e feita de madeira, como uma carroça. Barcos, jet-ski e motocicletas têm carretas específicas.
Assim como o bagageiro de teto, os reboques também mudam o comportamento do carro -e, claro, seu comprimento total. O automóvel ganha, no mínimo, dois metros e requer atenção nas ultrapassagens e nas manobras de marcha a ré, nas quais o reboque tende a ir na direção oposta à do veículo.


ONDE ENCONTRAR
Casa do Bagageiro
(0/xx/11/3222-4245)
Mimado Carretas
(0/xx/11/6692-8723)
Thule (www.thule.com.br)


Texto Anterior: "Carta" internacional evita dor de cabeça
Próximo Texto: Fique ligado: No teto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.