São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

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LANTERNINHAS

Focus leva a melhor no confronto dos sedãs

307 é o mais rápido (11,8s), e Mégane, que será reestilizado em outubro, o mais econômico (14,7 km/l)

DA REPORTAGEM LOCAL

Na sistemática do "Big Brother", o confessionário é o espaço ideal para que o participante ganhe popularidade, mesmo que, para isso, ele re- vele algo bombástico sobre a sua vida. Mas não é lá que as "máscaras" caem.
Na pista, no confronto direto contra Focus, 307 e Mégane, o Linea é o único que chega sem opção de motor 2.0 e de transmissão automática.
Para improvisar, a Fiat lhe arrumou um câmbio automatizado. Se quiser se livrar dos trancos a cada troca, o motorista precisará assumir as mudanças de marcha manualmente, aliviando o pé do acelerador.
Mas o propulsor 1.9 de 130 cavalos do Linea é flexível e, mesmo sendo o menos potente do quarteto, consegue deixar o Focus (145 cv), que só aceita gasolina, um segundo para trás.
Mas a desvantagem do modelo da Ford termina por aqui. Com uma suspensão bem acertada para ter conforto e estabilidade, além de uma direção de respostas diretas, o Focus não tem pressa para ser o mais agradável de dirigir. Lembra, inclusive, um automóvel de categoria superior, com a vantagem de custar bem menos.
Já o 307 se apresenta como o sedã mais disposto deste comparativo. Com álcool no tanque, atinge 100 km/h em 11,8s. Nas retomadas de velocidade, mais um gol para o modelo "francês", que escorrega no preço (R$ 68,5 mil) e no visual.
A frente do modelo é até bonita. O problema é que parece que enxertaram uma traseira de sedã indiano nele. Mas é o modelo com o maior índice de satisfação entre os clientes da Peugeot, apontam pesquisas da montadora.

Maquiagem
Apresentada no mês passado para tentar alavancar as vendas do Mégane, a versão Extreme, vista de fora, parece que está vestida para uma corrida.
Disponível só na cor preta, a série especial tem para-choques invocados, rodas escuras de 16" e um aerofólio na traseira, que, de tão grande, deixaria até um Mitsubishi Lancer Evolution enciumado.
Mas o Mégane (138 cv) a gasolina se destaca mesmo é pelo consumo -fez 14,7 km/l, marca semelhante à de carros menores, como o Citroën C3 1.6.
O duro é o "tunado" convencer alguém a pagar R$ 64.550 por ele. Sem "maquiagem", o Corolla 1.8 Flex (136 cv) sai pelo mesmo valor.
A situação pode melhorar depois de outubro, quando concessionários prometem o Mégane reestilizado -com a frente do conversível importado.
Já a Peugeot parece estar mais interessada em vender o 307 hatch. "Como o sedã tem exatamente o mesmo preço, acaba sendo mais lucrativo para a empresa vender o hatch", afirma Juliano Rossi Machado, gerente de produto da marca.
Mas enquanto foram emplacados apenas 285 Mégane em abril, a Peugeot vendeu no mesmo período 358 unidades do 307 Sedan, que deverá mudar só em 2010. (FELIPE NÓBREGA)


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