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Audi cobra R$ 206 mil por jipão do tipo "ecologicamente correto"
Com o mesmo motor "verde" do VW Tiguan, Q5 é 65% mais caro que o "primo"
DO ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS
Uma base militar foi o local
escolhido pela Audi para o lançamento do Q5. Difícil não associar o cenário bélico à guerra
que a montadora alemã quer
provocar no segmento dos utilitários esportivos de luxo,
principalmente contra o Mercedes GLK e o BMW X3, que
custam a partir de R$ 225 mil.
Mas o primeiro contra-ataque veio do olhar desconfiado
de um soldado do exército
que dirigia um Land Rover Defender camuflado. O militar
passava justamente na hora
em que o Q5 entrava na pista
de teste "off-road" para ser avaliado por jornalistas e por potenciais compradores.
Entre os obstáculos, havia
depressões, curvas de nível e
um barranco de aproximadamente cinco metros de altura
que só um veículo com suspensão elevada e tração nas quatro
rodas poderia superar.
Se estivessem lá, trilheiros
diriam que um jipe Willis passaria por tudo aquilo até sem
uma das rodas. Só não diriam
que a dor nas costas devido à
falta de conforto seria brinde.
Mas talvez o soldado esti-
vesse vagando sobre outro
tema: quem compra um Q5
de R$ 206 mil para fazer enduro? Quase ninguém, afirma
Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da marca no Brasil.
"Pesquisas indicam que apenas 5% dos donos de utilitários
de luxo acabam colocando seus
carros no uso fora-de-estrada.
A maioria, no entanto, valoriza
esse aspecto de valentia", diz.
Além de desapego, para enfiar na lama o Q5 2.0 turbo (211
cv) -há também a versão 3.2
V6 (265 cv)- é preciso apertar
o botão "off-road" no console.
Assim, a suspensão reconhece o tipo de piso (areia, brita ou
cascalho), e o sistema de tração
integral do carro é maximizado.
Outro botão aciona o controle para descidas íngremes, que
até freia o Q5 sozinho em velocidades abaixo de 30 km/h.
É tanta eletrônica que o jipe
alemão deveria vir com manual
de instrução e um pré-adolescente para explicar como operar a infinidade de funções do
computador de bordo.
(FN)
A Audi cedeu o carro para avaliação
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