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GM estuda importar mexicano HHR para imagem de marca
Mostrado no Salão de São Paulo, modelo retrô da Chevrolet pode diversificar gama brasileira em 2007
DA REPORTAGEM LOCAL
A atração dos americanos
por carros retrô é quase tão
doentia quanto a por veículos
"off-road light" por parte dos
brasileiros. Ninguém explica,
ao certo, o que motiva a compra
de carros tão diferentes, mas
eles vendem cada dia mais.
No caso dos fora-de-estrada,
especula-se ser pelo apelo da
aventura iminente. E, com carros de desenho antigo e mecânica moderna, o que acontece?
Ed Welburn, vice-presidente
mundial de design da General
Motors e um dos criadores do
Chevrolet HHR, diz que o fator
emocional é o principal motivo
de compra. "Para clientes mais
velhos, linhas anteriores remetem a um passado de boas recordações. Para os jovens, significa resgatar um tempo que
eles nunca vivenciaram."
Talvez essa -e, claro, o preço
convidativo- seja uma das razões para o sucesso do HHR
nos Estados Unidos. Vendido lá
por a partir de US$ 16.550 (R$
35.384), o Heritage High Roof
(carro nostálgico de teto alto)
não serve apenas para a imagem de marca, já que chega a
vender 100 mil carros por ano.
Equipado
Por aqui, mesmo importado
com isenção fiscal do México,
onde é fabricado, o HHR seria
mais útil para diversificar a
imagem da GM no país. Até
porque dificilmente chegaria às
concessionárias por menos de
R$ 76 mil, preço do principal
concorrente e conterrâneo, o
Chrysler PT Cruiser Classic.
A versão avaliada pela Folha
e apresentada no Salão de São
Paulo é a topo de linha (US$
19.350, ou R$ 41.370). Traz motor Ecotec 2.4 de 175 cavalos,
câmbio automático de quatro
marchas e rodas de aro 17.
Nada disso, porém, deixa o
modelo sagaz como a aparência
de Chevy Suburban 1949 sugere. A GM sabe disso e já prepara a versão SS, a exemplo do cupê Cobalt -que compartilha a
plataforma com o HHR. Nos
EUA, as versões esportivas já
representam quase 20% das
vendas desses modelos.
Outra boa fonte de renda para a GM são os acessórios originais que podem equipar o
HHR. Assim como o Celta brasileiro -50% dos carros saem
da revenda com algum acessório-, o HHR chega a ter 60%
das unidades equipadas na
compra. Segundo a GM, o índice só é menor que o dos Hummer H2 e H3.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para avaliação pela montadora
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