São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2006

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GM estuda importar mexicano HHR para imagem de marca

Mostrado no Salão de São Paulo, modelo retrô da Chevrolet pode diversificar gama brasileira em 2007

DA REPORTAGEM LOCAL

A atração dos americanos por carros retrô é quase tão doentia quanto a por veículos "off-road light" por parte dos brasileiros. Ninguém explica, ao certo, o que motiva a compra de carros tão diferentes, mas eles vendem cada dia mais.
No caso dos fora-de-estrada, especula-se ser pelo apelo da aventura iminente. E, com carros de desenho antigo e mecânica moderna, o que acontece?
Ed Welburn, vice-presidente mundial de design da General Motors e um dos criadores do Chevrolet HHR, diz que o fator emocional é o principal motivo de compra. "Para clientes mais velhos, linhas anteriores remetem a um passado de boas recordações. Para os jovens, significa resgatar um tempo que eles nunca vivenciaram."
Talvez essa -e, claro, o preço convidativo- seja uma das razões para o sucesso do HHR nos Estados Unidos. Vendido lá por a partir de US$ 16.550 (R$ 35.384), o Heritage High Roof (carro nostálgico de teto alto) não serve apenas para a imagem de marca, já que chega a vender 100 mil carros por ano.

Equipado
Por aqui, mesmo importado com isenção fiscal do México, onde é fabricado, o HHR seria mais útil para diversificar a imagem da GM no país. Até porque dificilmente chegaria às concessionárias por menos de R$ 76 mil, preço do principal concorrente e conterrâneo, o Chrysler PT Cruiser Classic.
A versão avaliada pela Folha e apresentada no Salão de São Paulo é a topo de linha (US$ 19.350, ou R$ 41.370). Traz motor Ecotec 2.4 de 175 cavalos, câmbio automático de quatro marchas e rodas de aro 17.
Nada disso, porém, deixa o modelo sagaz como a aparência de Chevy Suburban 1949 sugere. A GM sabe disso e já prepara a versão SS, a exemplo do cupê Cobalt -que compartilha a plataforma com o HHR. Nos EUA, as versões esportivas já representam quase 20% das vendas desses modelos.
Outra boa fonte de renda para a GM são os acessórios originais que podem equipar o HHR. Assim como o Celta brasileiro -50% dos carros saem da revenda com algum acessório-, o HHR chega a ter 60% das unidades equipadas na compra. Segundo a GM, o índice só é menor que o dos Hummer H2 e H3. (FABIANO SEVERO)


O carro foi cedido para avaliação pela montadora


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