São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2007

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Crítica de loja

Vendendo sem vender

Samsung cria 'experiência' entre consumidor e produto

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A loja é de eletrônicos "de ponta", mas a única coisa à venda é o café chique da filial da rede Il Barista, que fica dentro dela. O resto do que reluz nos displays da recém-reaberta Samsung Experience é só para ser visto, mexido e testado. Da geladeira com compartimentos de temperatura individual regulável aos tocadores de MP3 com tela de cristal líquido, dos plasmas gigantes à lavadora de roupa a seco.
Mais do que as supostas atrações, como "mesas interativas" que exibem jogos e propaganda, o diferencial da loja são os computadores que não pedem senhas para se conectar à internet, nem para baixar seus e-mails em um momento de necessidade, os sofás confortáveis dispostos em frente aos plasmas de alta definição e as câmeras, impressoras e celulares ligados que ficam expostos em bancadas abertas.
Ainda que o test-drive tenha limites, como lembram os elásticos que mantêm os aparelhos presos à bancada, a idéia de promover um contato mais relaxado entre consumidor e produto é bem-vinda. Sobretudo em se tratando do que a loja vende sem vender: tecnologias novas e transitórias, que impactam não só no bolso, mas no dia-a-dia. Com tempo para pensar, talvez lembremos de levar em conta o período de readaptação cerebral que todo celular novo impõe, e de que câmeras digitais e tocadores de MP3, além de alegrias, dão uma trabalheira.
No caso da Samsung, o convite à experiência faz duplo sentido. A Apple pode acreditar em só lançar produtos com algo de realmente novo a acrescentar à profusão de novas invenções dos nossos dias; para o gigante japonês, a era da convergência tecnológica parece ser um tempo de inventar e testar híbridos. Se o resultado nem sempre convence, como no caso exemplar da geladeira com Wi-Fi, pode ser que, entre um MP3 com alto-falantes e um gravador de voz que toca música, tem "interface gráfica" e parece um batom reluzente, você encontre exatamente o que precisa.
Mas se você acha que experiência interativa mesmo é aquela tela 3-D virtual que o Tom Cruise usa para manipular imagens e dados reais no filme "Minority Report" (2002), não se anime. Eles ainda não têm isso.


ONDE ENCONTRAR
Samsung Experience, shopping Morumbi, piso Lazer, av. Roque Petroni Jr., 1.089, São Paulo. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 10h às 20h.


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