São Paulo, sábado, 04 de abril de 2009

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PÁSCOA

ENTIDADE CRITICA BRINDES EM OVOS PARA CRIANÇAS

Pesquisa do Idec alerta para estímulo ao consumo excessivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com 25 ovos de Páscoa direcionados para crianças encontrou a oferta de brindes ligados a personagens infantis em 20 deles. A coleta foi feita em março, em supermercados de São Paulo.
Para o gerente de testes e pesquisas do Idec, Marcos Pó, os brinquedos dentro dos ovos dificultam os esforços dos pais na educação alimentar dos filhos. "Vários desses brindes são colecionáveis. É um apelo para que o pai compre mais produtos", diz.
O Idec também vê problemas no uso de personagens de filmes e desenhos animados nas embalagens dos ovos por parte de multinacionais, como Nestlé e Kraft, que assinaram acordos internacionais para não fazer publicidade com esse recurso. "Nós entendemos a embalagem como publicidade também", diz Pó. As empresas responderam ao Idec que cumprem a legislação e que restringem a publicidade para crianças, mas não comentaram as embalagens.
Os rótulos também são alvo de críticas do instituto, porque não mostram os valores nutricionais com base em uma dieta infantil. A referência usada é o padrão adulto. As empresas não são obrigadas por lei a adequar as informações para crianças, mas, para o Idec, isso seria "desejável".
O instituto alerta para as gorduras saturadas nos chocolates. A porção de 25 g tem um terço da quantidade recomendada para crianças para um dia, segundo o Idec. (DM)


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