São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

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Loucos por tênis

Movimento sneaker faz calçado esportivo virar item de colecionador; veja onde comprar modelos diferentes

DANAE STEPHAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até o começo dos anos 2000, as lojas de tênis vendiam apenas acessórios para a prática de esporte. Quem quisesse um modelo mais descolado, colorido e sem o apelo esportivo tinha que importar ou garimpar em lojas de roupas alternativas. De lá para cá, esse mercado mudou bastante, e hoje existe uma dezena de endereços em São Paulo especializadas em tênis, digamos, diferentes.
Mas foi só a partir de 2007 que o movimento sneaker, que surgiu nos Estados Unidos há três décadas, começou a pegar por aqui. Primeiro com o lançamento do site Sneakersbr, do pernambucano Ricardo Nunes, que teve o papel de reunir e conectar os "sneaker heads", termo pelo qual são conhecidos os fãs mais ardorosos. A importância do site na cena sneaker pode ser medida por seus acessos: cerca de 350 mil por mês. "O site juntou pessoas que gostavam de tênis, mas que não sabiam dos lançamentos nem do movimento", diz Ricardo. "E fez com que os gringos vissem o que acontece no Brasil".
De olho nesse nicho em formação, grandes marcas passaram a incluir o país em seus lançamentos, com eventos simultâneos e tiragens especiais. A Nike foi mais longe, e lançou edições limitadas 100% brasileiras. A primeira foi a Custom Series 1, assinada por um time de skatistas brazucas. Hoje, esses exemplares valem pequenas fortunas em sites internacionais de leilão. "Os brasileiros começaram a ter uma moeda de troca importante, que colocou o Brasil no radar internacional", diz Ingrid Abdo, gerente de produto da marca.
Outro projeto da Nike que está dando o que falar é o Air Max Lanceiro, lançado em comemoração aos dois anos de existência do Sneakersbr, e que teve criação conjunta de Ricardo Nunes. O modelo foi destaque nas principais revistas e sites internacionais do setor.
Apesar de alguns tênis mais raros serem bastante valorizados, esse não é o objetivo principal de quem compra edições limitadas. Existem os colecionadores, mas o público compra mesmo para gastar sola. "Tem quem compre dois pares, mas para usar depois que o primeiro detonar", diz Maila Carrinho, gerente da loja Maze.

Primeira e única
Referência em sneakers no Brasil, a Maze é a única vendedora oficial de duas marcas consideradas top:a californiana Supra e a novai orquina Alife. Faz lançamentos simultâneos com outros países e recebe tiragens limitadíssimas com exclusividade. A próxima é a do New Balance Pigeon, com escassos 12 pares."Esse com certeza vai ter gente dormindo na porta", diz a gerente Maila Carrinho.


r. Augusta, 2.500, Cerqueira Cesar, tel. (11) 3060- 8617, São Paulo.
Seg. a sáb.: 10 h às 20 h.
CC: Amex, Master e Visa


Em expansão
As marcas Nike e Adidas são as mais vendidas na Visionaire, que acaba de inaugurar seu segundo endereço, fora do circuito Jardins. Eventualmente, recebe lançamentos exclusivos, como o Cortez Fly Motion, da Nike. Em novembro, vai receber a linha Tokidoki, da marca Onitsuka Tiger, da Asics.


r. Augusta,2.690, lojas 9 e 11, tel. (11) 3083-2466, São Paulo.
Seg. a sáb.: 10 h às 20 h.
CC: Amex, Master e Visa


Sob medida
A loja Nike tem toda a linha casual da marca em um lugar só. Os itens mais procurados são os modelos vintage, como o Air Max e os Zicon. Recebe muitas edições limitadas. No estúdio de customização,dá para personalizar um modelo Dunk,com dez cores e frases.


pça.dos Omaguás, 100, Pinheiros, tel. (11) 3031-7598, São Paulo.
Seg. a sex.: 10 h às 21 h.Sáb.: 10 h às 19 h.Dom.:12 h às 18 h.
CC: todos


Multicoloridos
Para quem gosta de muita cor, as lojas da Puma são o canal. Tem edições limitadas, além de linhas mais comerciais.O espaço do shopping Iguatemi recebe itens exclusivos. Só lá dá pra comprar a linha desenhada pelo estilista Alexander MacQueen, por exemplo.


av. Brig. Faria Lima, 2.232, shopping Iguatemi, tel. (11) 3815-2833, São Paulo.
Seg. a sáb.: 10 h às 22 h. Dom.:14 h às 20 h.
CC: todos


Mix básico
A Artwalk vende modelos diferenciados, mas não exclusivos, de marcas como Adidas, Puma, New Balance e All Star. O público é formado mais por gente que gosta de um tênis diferente do que por colecionadores.


av. Ibirapuera, 3.103, shopping Ibirapuera, tel. (11) 5093-7981, São Paulo.
Seg. a sáb.: 10 h às 22 h. Dom.: 14 h às 20 h.
CC: todos


Para iniciados
A procura crescente pelos tênis estilosos que eram vendidos em um canto da loja de roupas e acessórios levou os donos da Doc Dog a abrir uma filial especializada em 2007, a Doc Dog Sneakers.O espaço tem marcas mais badaladas e outras menos conhecidas, mas igualmente valiosas, como Evisu e Visvim.


r. Bela Cintra, 2.108, Jardins, tel. (11) 3081-0684, São Paulo.
Seg. a sex.: 10h 30 às 20h. Sáb.: 10h 30 às 19h.
CC: todos




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