São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

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SACOLINHA [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]

"Muito do que construimos como identidade depende da relação que mantemos com o consumo" Nilton Bonder, rabino

Movimento dos sem-trufa

COMEÇOU A ÉPOCA DAS TRUFASBRANCAS NA EUROPA. Os fungos caríssimos - em torno de R$ 9 mil o quilo - saem da região do Piemonte, na Itália,entre outubro e janeiro.
Como não é fácil encontrar trufas frescas por aqui,o jeito é ficar com seu aroma, presente no azeite,no mel,na mostarda e no queijo trufados.O "personal" chef francês Jean Christophe Burlaud,32, recomenda usar o azeite de trufa branca em saladas,ovos moles ou até carnes grelhadas."O queijo pode compor uma entrada,com carpaccio de robalo", sugere.Para não competir com o gosto forte da iguaria,o vinho recomendado é um branco leve,como o chardonnay.

Na rede

Caça-bolacha

COMPRAR DISCOS JÁ VIROU COISA DE GENTE ANTIGA. Para quem se sente só nessa mania do século passado,os sites Eil e VVMO são um serviço e tanto.
Vinis raros,promocionais e para audiófilos,com alta qualidade de som,são as especialidades.
O site inglês Eil tem,por exemplo,um LP francês usado - e em bom estado - de 1975,em vinil vermelho da banda pré-punk New York Dolls,por 18 libras,e cobra mais 17 libras de frete, totalizando R$ 130.
No VVMO,a bolacha de Manu Chao,de 2007,sai por US$ 34,99 mais cerca de US$ 13 de frete, somando R$ 87.O VVMO aceita Mastercard e Visa.O Eil aceita todos os cartões e também o sistema Pay Pal.Os discos chegam direitinho por aqui.
www.eil.com e www.vvmo.com

Consumo inteligente

"DESAFIOS DO CONSUMO"(ED. VOZES,84 PÁGS.R$ 55), organizado por Ladislau Dowbor, Hélio Silva e Ricardo Mendes Jr., é o quarto livro do Núcleo de Pesquisas de Economia Global da PUC-SP,lançado esta semana.
O consumo contemporâneo é analisado pelos autores sob diferentes pontos de vista, como o da economia,do marketing, do direito e da comunicação de massa.Outra obra no mesmo espírito e lançada ao mesmo tempo é "Marketing, uma Visão Crítica"(Ed.Senac,84 págs.R$ 35),de Hélio Silva.
O livro traz discussões sobre as mudanças do marketing e mostra como esse instrumento deixou de ser um facilitador da venda de bens e serviços para se tornar um "mercantilizador de sentimentos e sensações", segundo o autor,que aborda causas e efeitos sociais desse processo na educação,na saúde e no ambiente.

O eterno retorno: óculos ray ban

MAIS UMA VEZ A MODA SE ENCARREGA DE RECUPERAR ACESSÓRIOS que foram ou não sensação em alguma década do passado.
Agora é a vez dos óculos escuros Wayfarer, modelo tradicional da Ray Ban, viverem pela terceira vez o "eterno retorno". O modelo surgiu nos anos 50 e teve sucesso imediato. Ficou imortalizado no estilo do cantor Bob Dylan e de Audrey Hepburn,no filme "Bonequinha de Luxo"(1961).
Depois caiu no esquecimento e retornou nos anos 80, adotado por novos artistas como Morrissey e Jack Nicholson. Na parte três do revival,quem usa são as atrizes descoladas de Hollywood como Sienna Miller, que tem um com hastes vermelhas, e Kirsten Dunst. Por aqui,o cantor Paulo Ricardo também adotou o Wayfarer em seu look. Ele foi à entrega do VMB 2007 da MTV usando um modelo branco.


ONDE ENCONTRAR
Ray Ban Modelo Wayfarer, Ótica Joá, r. Afonso Brás,618ª, R$ 570, SAC: (11) 3831-4252, São Paulo
Ivy Ótica, r. Augusta, 2.612, R$ 499, tel. (11) 3081-8999, São Paulo


É luxo só

Barco-família

ERA SEGREDO O PREÇO DA LANCHA SPIRIT 460 PLATINUM, que tem 46 pés (15 metros) e dois motores de 575 HP.Mas está estimado em R$ 1 milhão o valor do barquinho modelo exportação,fabricado pela brasileira Ferretti. Nem precisa dizer que a decoração é toda "customizada" (como tudo agora precisa ser,não é?): são duas suítes, um divã e um sofá imenso, giratório,na popa. A lancha vai estar exposta no São Paulo Boat Show, até terça-feira, dia 9, no Transamérica Expo Center.
www.boatshow.com.br e www.spiritferretti.com.br


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