São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS
[mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

Se eu deixar o carro na garagem uma vez por semana, quanto de CO2 deixo de emitir em 1 ano?

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Um automóvel de baixa potência movido a álcool emite 25 g de CO2 por quilômetro. Parado na garagem durante um dia por semana, todas as semanas do ano, o veículo deixa de emitir 53,4 kg de dióxido de carbono, 20% menos que um carro a álcool mais potente (66,2 kg), de acordo com o cálculo da ONG Iniciativa Verde. Se não tivesse sido contado o CO2 que é absorvido nas plantações de cana-de-açúcar no processo de fotossíntese, o saldo seria pior.
Já um carro econômico a gasolina emite quase seis vezes mais CO2 do que seu equivalente a álcool: são 2.115 kg por ano. Isso significa que, sem circular por 52 dias no ano, esse veículo vai deixar de liberar 301 kg de gás carbônico. Nos carros mais potentes, a economia chega a 382 kg.
Mas essa economia só acontece integralmente se a pessoa decidir andar ou ir de bicicleta para o trabalho, isto é, sem emitir nenhum gás-estufa. Se a pessoa usar o transporte coletivo uma vez por semana durante o ano todo, 53 kg de CO2 terão sido liberados, por pessoa, no caso do ônibus, e 21,3 kg no caso de metrô, segundo os dados da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Em um ano, os carros da região metropolitana de São Paulo emitem 850 mil toneladas de monóxido de carbono (CO) por ano, de acordo com a Cetesb. Se um único carro for deixado na garagem semanalmente, ele deixa de emitir 20 kg de CO por pessoa a cada ano. Isso sem falar, claro, do espaço nas ruas. De acordo com o Instituto Akatu, a área ocupada por 50 carros é cinco vezes maior que a de um ônibus com 50 passageiros.
Um carro anda 15 mil quilômetros por ano e tem taxa de ocupação de 1,5 pessoa em São Paulo, segundo a CET.


Texto Anterior: Liquidações
Próximo Texto: Fashion Rio: Por um biquíni sustentável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.