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CAPA
SÓ O QUE INTERESSA
Economia, durabilidade e simplicidade são características comuns aos objetos criados pela nova leva de designers brasileiros
DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL
A nova casa é equipada com
coisas fáceis de usar e feitas para durar. O design brasileiro
mais sofisticado, ao contrário
do que um leigo poderia pensar, não busca extravagância
nem modismos: é a simplicidade a característica principal dos
melhores objetos recém-criados -e premiados, dentro e fora do país.
Um exemplo dessa tendência
são os módulos criados pelo escritório carioca Grupo Indio da
Costa. Mais do que um móvel, o
sistema chamado Carrapixxxo
permite várias montagens: estantes que viram "home theaters", bibliotecas ou escritórios.
Cada prateleira é presa à parede por semi-esferas, que podem ser mudadas de lugar e
configuração. Esse trabalho recebeu o iF Design Award 2008,
da Alemanha. "Como o sistema
usa a estrutura das paredes,
economizamos em pés e montantes", diz o designer Guto Indio da Costa, 38.
O Buraco Negro, do escritório Nó Design, resolve o problema de quem não consegue acabar com a bagunça em casa. A
estrutura de mola de aço envolta em lycra se estende de acordo com o que o usuário vai colocando lá dentro. "O buraco só
ocupa o espaço de acordo com
seu uso", diz o designer Flávio
Di Sarno, 29, que comanda o Nó
Design junto com os sócios
Leonardo Massarelli, 28, e
Marcio Giannelli, 30. O projeto,
que ainda não está à venda, recebeu o prêmio alemão Red
Dot de 2007. "Os produtos precisam acompanhar o dinamismo da vida. Se pensarmos na
relação das pessoas com os objetos, conseguimos ser essenciais", diz Di Sarno. Outra criação do escritório é o Homem-Elástico, ainda um protótipo,
projetado para banheiros, mas
que pode se prender a qualquer
parede e segurar da escova de
dentes à correspondência.
"Usamos o mínimo de matéria-prima e criamos um objeto
multifuncional, o que dificulta
o descarte", diz Di Sarno.
Sustentabilidade, para esses
designers, vai além do uso de
materiais naturais ou recicláveis: tem a ver com a perenidade do objeto. O diretor-técnico
do Museu da Casa Brasileira,
instituição que organiza o prêmio de design mais importante
do país, alerta para o uso indiscriminado do discurso da sustentabilidade. "Isso é usado de
maneira mercadológica", diz
Giancarlo Latorraca, 40. Ele
lembra, por exemplo, que não
adianta usar material reciclado
e escolher processos de produção que desperdiçam energia.
Para os sócios do Nó Design,
tão importante quanto a matéria-prima é o uso do objeto. "As
pessoas têm móveis e equipamentos demais. Sem mudar o
modo de vida, não adianta usar
matéria-prima renovável", diz
Di Sarno. Ele defende a criação
de coisas que diminuam a necessidade de novas compras.
Até porque, segundo o designer, ainda há controvérsias sobre o uso de materiais alternativos, como o plástico biodegradável, que se esgota em seu primeiro ciclo. "A única verdade
nesse campo, por enquanto, é
reduzir e reusar."
A mãe da invenção
A escassez de recursos e o
menor poder aquisitivo dos
consumidores brasileiros em
relação à Europa e aos EUA são
desafios que têm sido aproveitados para atiçar a criatividade
nos projetos. "A abundância é
pouco desafiadora. Resolver
problemas acrescentando é fácil; reduzindo, é mais complicado", diz Indio da Costa.
Segundo Latorraca, a preocupação com a simplificação é
presente nos trabalhos brasileiros, mas a identidade do design do país ainda está em
obras. "Houve casos de desclassificações no último prêmio
por causa de cópias", diz. Para o
diretor do Museu da Casa Brasileira, no entanto, o principal
desafio do bom design, seja de
onde for, é ser útil e melhorar a
qualidade de vida. Conforme o
raciocínio de Latorraca, uma
nova criação só terá relevância,
neste mundo de consumo abusivo, e de abundância de supérfluos, se trouxer conforto e
contribuir com processos que
não agridam a natureza. "É preciso dar um salto, pensar no
bem que aquilo vai trazer para
o planeta. O mundo já está
cheio de lixo."
onde encontrar
DPOT
al. Gabriel Monteiro da Silva,
1.250, tel. (11) 3082-9513, São Paulo
EM2 DESIGN
r. Prudente de Moraes, 1.441, tel.
(21) 2259-3720, Rio de Janeiro
www.em2design.com.br
LOJAS AMERICANAS
www.americanas.com
LUMINI
al. Gabriel Monteiro da Silva,
1.441, tel. (11) 3898-0222, São
Paulo
NÓ DESIGN
www.nodesign.com.br
SACCARO
al. Gabriel Monteiro da Silva,
1.865, tel. (11) 3062-6297, São
Paulo
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