|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]
Imitação grosseira
Marca de cosmético tenta clonar estilo Lush e não chega aos pés
TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Já faz um tempo que a marca inglesa de cosméticos artesanais Lush fechou sua derradeira quitanda chique no Brasil. Não foi culpa da avidez dos
vendedores em explicar as
propriedades dos xampus em
barra e óleos de massagem comestíveis até para quem não
quisesse ouvir; nem dos preços
meio absurdos para coisas tão
efêmeras. As lojas fecharam
em consequência de disputa
judicial entre a matriz e os sócios brasileiros. A marca chegou a ter mais de 20 pontos de
venda e eram, consta, sucesso.
Eis que agora seu vácuo se
povoa de clones. O mais escandaloso atende por Passion Brasil. A logomarca é a cópia escarrada, mal disfarçada e piorada do logo da Lush. A vitrine
das primeiras lojas (eles pretendem ser uma franquia) exibem sabonetes em barras irregulares, bolas de sal de banho
efervescentes e outros itens
"lushianos" que apelam aos
sentidos, com nomes em inglês: "Aftershave Big Boss";
"Skin Tonic Fresh Leaf".
Nas prateleiras, sabonetes,
máscaras e colônias (eles chamam de "splashes") prometem o frescor de algas, buriti,
alecrim, flores brancas... Além
de efeitos extracosméticos miraculosos, como no produto
que "eleva a autoestima".
O texto na parede declara
princípios: "Os cosméticos
Passion não utilizam óleo mineral, não utilizam conservantes parabenos e não são testados em animais. (...) Consuma
sem moderação".
Do marketing verde ao senso de humor, nada escapa da
decalcagem da fórmula original (aliás, originalíssima) da
Lush. É vergonhoso, ainda que
nada inédito. Suponho que o
consumidor local, carente de
cosméticos eficazes e capazes
de fato de estimular os sentidos, pudesse facilmente relevar a falta de imaginação.
Desde que o produto chegasse aos
joelhos dos aromas transcendentais da Lush.
No meu teste, o sabonete de
ginseng (R$ 10) bateu na trave.
Se nem perfumar o banho consegue, imagine o que poderá
fazer por nossa cambaleante
autoestima.
ONDE ENCONTRAR
Passion Brasil
av. Rebouças, 3.970, shopping Eldorado,
tel. (11) 3031-7765, São Paulo
www.passionbrasil.com.br
Texto Anterior: Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres] Próximo Texto: Dia dos pais: Só para homens Índice
|