São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

DIVERSÕES FUTURISTAS

Loja da Panasonic seduz com tecnologias engraçadas


O mais bizarro é o 'cavalgador eletrônico', que imita um cavalo para tonifi car a musculatura inferior do passageiro

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Difícil entrar na nova loja-conceito da Panasonic sem lembrar da Feira de Utilidades Domésticas, aquela que fascinava as crianças dos anos 70 com suas engenhocas futuristas e seus folhetos gratuitos. Os folhetos foram varridos do mapa, como convém a uma era de corporações convertidas em grandes amigas do "verde". Em compensação, lá estão as moças uniformizadas explicando como funciona o "aparador de pêlos pessoais", o ferro de passar roupa sem fio e o laptop que, de tão robusto, deve ter sido pensado para quem precisa escalar o prédio onde trabalha.
A loja chega exatamente um ano depois de a Samsung ter aberto, no mesmo shopping, outra de conceito idêntico: seduzir o consumidor com demonstrações feéricas das tecnologias mais novas, aproveitando para auferir a receptividade às mesmas. Apesar do "home theatre" com tela de 103 polegadas e do painel "touch screen" gigante, que crianças e adultos podem cutucar para mudar cores e abrir vídeos, a nova loja é menos obsessivamente moderna que a do concorrente. Tem até displays retrô que explicam como são feitas as telas.
Também é mais divertida do que a vizinha. Sobretudo no aspecto UD, ou seja, para além das câmeras fotográficas Lumix, das filmadoras de alta definição e dos LCDs e plasmas de tamanhos a partir do XXX-G. Se no front da cozinha não parece haver grande novidade, a não ser lava-louças com ação bactericida e geladeiras com o freezer na parte de baixo, a linha de beleza é um sucesso: inclui aparelhinhos a pilha para abrir poros e domar fios de cabelo rebeldes, além de um curvex térmico, para aquelas que não acham a versão normal suficientemente assustadora.
O mais bizarro é o "cavalgador eletrônico", um selim que imita um cavalo a fim de tonificar a musculatura inferior do passageiro. O melhor, a poltrona massageadora, que movimenta "air bags", pinos e correias internas para fazer toques de shiatsu, massagem sueca e outras, depois de escanear seu corpo para localizar pontos de tensão. Você nunca viu nada parecido, a não ser, talvez, em um desenho animado da década de 50. Só se espera que, diferentemente do que aconteceria no desenho, a máquina não dê a louca e resolva esmagar todos os seus ossos.


ONDE ENCONTRAR
Idea Plaza Panasonic
av. Roque Petroni Júnior, 1.089, shopping Morumbi, tel. (11) 3579-2000,São Paulo



Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Escolas na Febraban
Próximo Texto: Bazares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.