São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

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GÔNDOLA [conheça melhor tudo que chega aos supermercados]

"AH, COMO ERA GOSTOSO O MEU LEITINHO"

Mudanças em sabores de produtos revoltam consumidores; achocolatado, sorvetes e sucos são campeões de queixas

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Consumidores têm se organizado para botar a boca no trombone contra mudanças de sabor em produtos clássicos. Os sites Reclame Aqui e Orkut registram queixas de alterações em achocolatados, sorvetes e sucos.
O Nescau, que havia sido trocado pelo Nescau 2.0, com nova embalagem e nova combinação de cacau na fórmula, é um dos alvos preferidos no Orkut. Em comunidades como "Dependentes de Nescau", com mais de 50 mil membros, e "Club do Nescau", com mais de 35 mil pessoas registradas, há abaixo-assinados pedindo a volta da versão anterior, que havia sido retirada dos supermercados há quase um ano. A Nestlé acabou tendo que voltar atrás, como mostrou reportagem desta Folha em setembro. A empresa informou na época que reclamações no SAC contra a nova embalagem, e também contra a nova fórmula, haviam motivado a volta do Nescau tradicional ao mercado. No Orkut, muitos consumidores ainda se queixam por não encontrar o achocolatado tradicional. Alguns reclamam de "síndrome de abstinência" e condenam a Nestlé por acabar com um "casamento" de mais de 20 anos com o produto. Mas, nesse caso, os consumidores foram atendidos.
Os sorvetes também não escapam da análise sensorial dos consumidores. No Reclame Aqui, o sabor napolitano da Kibon é descrito como sem gosto, cor ou "cremosidade". Um dos consumidores, morador do Rio de Janeiro, afirmou ter comprado um pote de napolitano da Kibon durante visita a São Paulo, só para ver se o sabor era o mesmo ou se o problema era local. A Unilever, que produz o sorvete, responde que mudou a fórmula dos sabores napolitano, creme e flocos em maio de 2007. Antes, os sorvetes tinham 60% de leite, segundo a empresa. Agora, contêm 70%. A fabricante afirma não ter recebido reclamações contra mudanças de sabor, mas respondeu ao usuário do site, oferecendo ressarcimento do valor pago pelo produto.
Os sorvetes de massa da Nestlé também tiveram mais leite acrescentado à fórmula, na mesma porcentagem usada pela Unilever. A empresa também afirma que não recebeu reclamações a respeito.
Entretanto, no Reclame Aqui, há uma mensagem de um consumidor de Juiz de Fora, MG, que reclama da presença de corantes nos produtos e diz não reconhecer o "sabor tradicional" de sorvete de creme Nestlé. Logo abaixo, lê-se a resposta da empresa, citando a lei que permite uso de corantes no sorvete.
Outras demandas de consumidores na internet acabam ficando sem resposta. No Reclame Aqui, usuários dizem que mudou o sabor sabor dos sucos Clight e Maguary. Uma consumidora diz que os sucos Clight mudaram de gosto após terem mudado de embalagem. Um consumidor de Erechim, RS, afirma que não consegue mais beber os sucos Maguary de caju e de maracujá, porque estão "aguados".
Diferentemente de muitas das reclamações colocadas no site, essas não têm a resposta da fabricante. A Kraft Foods, que produz os sucos das duas marcas, foi procurada pela reportagem para comentar sobre as mudanças de sabor, mas não quis se pronunciar. O consumidor gaúcho já decidiu o que vai fazer. "Se não está bom, faça como eu. Mude."


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