São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARIA INÊS DOLCI [defesa do consumidor]

Coisas para lembrar nos 12 meses de 2010


Vou me manter informada sobre práticas nocivas de indústrias e outras empresas, para não comprar nada delas


JÁ ESTAMOS EM 2010 . Ano de Copa do Mundo e de eleições para presidente. Antigamente, era o período em que fazíamos resoluções para o novo ano. Uma prática interessante, para nortear algumas de nossas principais ações ao longo dos próximos 12 meses.
Pedi ajuda a Laura, minha amiga e colaboradora nesta luta pelos direitos do consumidor. Seguem, então, 12 resoluções dela, uma para cada mês. Assino embaixo, como se fossem minhas.
Obviamente, são só ideias, sugestões que podem ajudar o bolso, o planeta e a vida de todos nós. Não são tão difíceis assim. Faça, também, as suas resoluções, e as comente com familiares, colegas e amigos.
Feliz 2010 para todos nós!
1. Vou esquecer que existe crédito rotativo nos cartões. Vou comprar aquilo que couber no meu orçamento mensal, ou que possa ser parcelado sem juros. Nada de pagar juros sobre juros, a taxas elevadíssimas, somente para satisfazer desejos momentâneos.
2. Voltarei a planejar os gastos do mês, para fazer meu salário durar 30 dias.
3. No supermercado, chegarei com a lista preenchida, para evitar compras por impulso. Darei preferência a frutas e legumes da estação, mais saudáveis e baratos.
4. Antes de comprar roupas e calçados, farei uma inspeção nos armários, para ver se necessito mesmo renovar o guarda-roupa, e se há espaço para novos itens.
5. Resistirei com bravura a anúncios de liquidação, exceto se oferecerem produtos de que necessite, se os preços forem realmente compensadores e se tiver dinheiro para comprá-los.
6. Recorrerei a jornais, revistas e sites que testam e comparam preços de produtos e serviços, antes de pisar nas lojas, para não esbanjar meu rico dinheirinho.
7. Exigirei respeito aos meus direitos como consumidora, pois trabalho muito para pagar minhas contas, sou cidadã, voto em todas as eleições, pago impostos e recebo quase nada em troca disso.
8. Não votarei, sob hipótese alguma, em candidatos que, no exercício do poder, tiverem criado ou ampliado impostos e taxas.
9. Apagarei de minha lista restaurantes, lojas, oficinas, concessionárias de veículos, supermercados, companhias aéreas e similares que me tratarem com grosseria, desrespeito ou falta de atenção.
10. Economizarei energia elétrica, água e combustível, pois, além de fazer bem ao meu bolso, isso evitará o corte de árvores e outros danos ambientais.
11. Procurarei me manter informada sobre práticas nocivas de indústrias, estabelecimentos comerciais e outras empresas, para não comprar nada deles.
12. Lembrarei que o verbo ser é muito mais importante que ter. Jamais conseguirei comprar tudo o que quero, mas posso ser feliz assim mesmo.


Texto Anterior: Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]
Próximo Texto: Gôndola [conheça melhor tudo que chega aos supermercados]: Energéticos em crise de imagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.