São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pioneiro dos alternativos
Punk que era punk, nos 80, conhecia o Universo em Desfile, brechó na rua Teodoro Sampaio que fez história entre os alternativos de 20 anos atrás. Apesar de não ser a primeira do gênero, a loja foi pioneira em acervo organizado e antenado com as tendências.
Por lá passaram chiques de alma como Marisa Monte, fora os roqueiros da cena dos 80. "Lembro que um dia chegaram o Chico [Buarque] e a Marieta Severo para procurar roupa de frio. Ia muita gente", conta Ana Maria Machado, 53, ex-integrante da banda As Mercenárias e uma das donas do brechó, ao lado de Marcos Morcerf, Sonia Ushiyama e da colega de banda Sandra Coutinho. "A Sandra e eu íamos a muitos brechós procurar fi gurino para os shows, nos vestíamos com roupas antigas", recorda Ana Maria. "Quando o Universo surgiu, a idéia era que fosse uma loja de coisas variadas, não só de roupas usadas.
Vendíamos fi tas, gibis", lembra. "As pessoas iam lá procurar um estilo diferente de se vestir, independente da moda". Rosália Munhoz, 51, também fazia parte de As Mercenárias e vivia no brechó. "O Universo foi uma espécie de protótipo de loja-conceito em São Paulo. Existiam brechós na cidade, mas a maioria não era legal. O Universo era muito arrumado, vendia roupas cuidadas e com preço bem acessível", diz.


Texto Anterior: Segunda mão de primeira
Próximo Texto: Em busca do estilo perdido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.