São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS
[envie sua questão para duvidaseticas@folhasp.com.br]

O que é melhor para o ambiente: usar lápis ou caneta descartável?*

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O lápis é mais "ecológico", já que usa como matéria-prima principal uma fonte renovável. Mas, de acordo com Kenny Tanizaki, 42, pesquisador do Instituto de Biologia da UERJ, essa característica não é o bastante. "O lápis é melhor, mas desde que seja feito com madeira de origem certificada e que não seja de floresta nativa", afirma.
Cada árvore adulta tem madeira suficiente para fazer 8.000 unidades, em média. No total, porém, a quantidade de árvores derrubada todos os dias para fabricar o produto é expressiva: só a Faber-Castell precisa de mil árvores por dia para fabricar 8 milhões de lápis. Mas o impacto é compensado com o uso de madeira reflorestada. Isso contribui para a neutralização das emissões de carbono e não desmata floresta nativa. "A cadeia de produção do lápis feito com madeira reflorestada tem fixação de carbono seis vezes maior que o que ela emite", afirma Jairo Cantarelli, 50, gerente da Divisão Madeira da Faber-Castell.
Já a caneta descartável tem um "saldo negativo" de emissão de carbono, porque é feita com material de origem fóssil e não renovável. "Você está tirando um carbono que foi fixado há milhões de anos para trazer à biosfera", diz Tanizaki. Além disso, as canetas duram menos. Segundo a fábrica de canetas Bic, uma esferográfica pode desenhar uma linha três quilômetros até acabar a tinta. Um lápis, segundo a Faber-Castell, desenha até oito quilômetros, considerando que a grafite esteja inteira.
Segundo Rogério de Andrade, diretor de marketing da Bic, uma maneira de os fabricantes atenuarem o impacto ambiental da caneta é usar menos plástico e, sempre que possível, substituir o material virgem por material reciclado.


Bic:
www.bicworld.com/inter_pt/development/index.asp

Faber-Castell:
www.faber-castell.com.br


Texto Anterior: Batendo perna: Haja fralda!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.