São Paulo, sábado, 13 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

DE ONDE AS COISAS VÊM

Valorização da origem dos produtos é a mais nova mania de consumo

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Faz diferença saber se o café que você compra foi feito no sul de Minas ou na região da alta mogiana, em São Paulo? Para algumas pessoas, sim. De acordo com uma pesquisa do birô de tendências Observatório de Sinais, 33% da população brasileira das classes A e B acha muito importante conhecer a procedência do que consome. A valorização da origem é uma espécie de extensão do conceito de "terroir", muito usado para caracterizar vinhos, para outros produtos. Vários alimentos já são distintos por seu local de origem.
Hoje, no Brasil, há regiões oficialmente associadas a certos itens. O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro território identificado pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a um produto, o vinho, em 2002.
Mais recentemente, Paraty (RJ) recebeu sua certificação de indicação geográfica para as cachaças. O café do cerrado mineiro também tem a sua certificação desde 2005, e os produtores da região mogiana, no interior de SP, estão em vias de obter a certificação oficial.
Entre os motivos da valorização de produtos com origem geográfica garantida estão a segurança de rastreabilidade, no caso de alimentos, e uma reação à "homogeneização" da produção globalizada, segundo o sociólogo Dario Caldas, do Observatório de Sinais. "Há uma busca de identidade dos produtos", afirma.
A criação dessa identidade passa pela organização dos produtores locais, como explica a autora do livro "Design e Território", Lia Krucken, professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. "Essa é uma tendência mundial, até para proteger certos modos de produção."
O papel do design nesse processo, além de formatar o produto, é de informar o consumidor sobre a sua origem. "A embalagem, por exemplo, precisa aproximar o consumidor do território", afirma a autora.
Um exemplo de organização própria de uma comunidade em torno de uma mercadoria local é o grupo de artesanato Flor do Cerrado, de Brasília.
Formado há quatro anos, produz acessórios a partir das folhas das árvores da região. "Queria fazer um produto com a cara de Brasília", diz a líder do grupo, Roze Mendes. A partir deste mês, as artesãs têm um espaço dentro da loja Projeto Terra, que vende produtos de comércio justo em São Paulo.
Nos supermercados, a mais nova amostra de produtos regionais são os cafés Regiões do Brasil. De acordo com as pesquisas feitas pela fabricante, o consumidor ainda não distingue o café pelo local de produção. "Buscamos, por meio das embalagens e em degustações, explicar as diferenças entre as regiões, seu impacto nas características do café", diz Isabela Tarsitano, diretora de marketing da Melitta.


ONDE ENCONTRAR
Casa Valduga
r. Princesa Isabel, 1.170, Brooklin, tel. (11) 5044-7000, São Paulo

Melitta
SAC 0800-140-203

Octavio Café
av. Brig. Faria Lima, 2.996, Jd. Paulistano, tel. (11) 3074-0110, São Paulo

Projeto Terra
r. Harmonia, 150, loja 4, Sumarezinho, tel. (11) 3034-3550, São Paulo


Próximo Texto: Sacolinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.