São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESIGN

Verde além do discurso

Não vale mais falatório: museu premia criações sustentáveis

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A prática da sustentabilidade, não mais o discurso ou a intenção, foi a tônica desta última premiação de design do Museu da Casa Brasileira.
Por exemplo: um dos móveis que dividiu o primeiro lugar nessa categoria é feito de laminado de bambu tratado naturalmente. Sua produção ainda reaproveita as sobras para revestir paredes. "A premiação desse projeto sinaliza um uso concreto de materiais que causam menos danos ao ambiente", diz Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.
Nas categorias de eletrodomésticos, utensílios e equipamentos de construção venceram as criações multifuncionais. Como a torneira Twin, de Ana Lúcia Orlovitz e Luiz Morales, produzida pela Duratex, que tem filtro de carbono. De um lado, sai água para lavar pratos. Do outro, para beber.
O primeiro lugar em iluminação foi para Fernando Prado. Sua luminária, produzida pela Lumini, fica apoiada ou fixada na parede, dispensando uma base larga. A cúpula de madeira pode ser travada na parte superior, no meio ou na parte de baixo, permitindo vários usos.
Os objetos selecionados e os premiados ficam em exposição no Museu da Casa Brasileira a partir do dia 25. A lista completa dos ganhadores entra hoje no site www.mcb.org.br. A entrega dos prêmios será dia 24.


ONDE ENCONTRAR

Museu da Casa Brasileira av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardins, tel. (11) 3032-3727, São Paulo
Exposição: 25 de novembro a 17 de janeiro. Ter. a dom.: 10h às 18h




Texto Anterior: Guia da Pompeia
Próximo Texto: Festival da fibra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.