São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS [mande sua pergunta para duvidaseticas@grupofolha.com.br]

Hidrômetros individuais economizam água no condomínio?*

DA REPORTAGEM LOCAL

Sim. Segundo a Sabesp, a média nacional de redução de consumo de água é de 15% em condomínios que fazem a instalação de medidores individuais.
De acordo com o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário), a diminuição do consumo chega a 30% em alguns prédios.
Mas a economia não acontece por causa da instalação dos hidrômetros individuais em si.
O que diminui o uso da água é a conscientização dos moradores, que passam a pagar por seu consumo e, por isso, tomam medidas para reduzir o valor de suas contas.
A individualização das contas tem outra vantagem, segundo o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara. "Isso cria uma justiça social. Se uma pessoa mora sozinha no mesmo prédio em que há um apartamento com cinco pessoas, ela não vai pagar pelos banhos dos outros", diz.
Mas é preciso ter cuidado com a empresa a ser contratada para fazer instalação. Se a obra for malfeita, existe o risco de não haver uma real individualização da conta, nem meios de verificar a economia de água, de acordo com o engenheiro Marcelo Fornaziero, da Sabesp.
Em edifícios antigos, com apartamentos grandes (com mais de três pontos de água fria, por exemplo) a obra é mais complicada, especialmente quando há elementos de valor histórico na construção, segundo o Secovi-SP. Nesse caso, o custo pode ser alto demais para os moradores. (DM)


*pedido do leitor
Pergunta enviada por Rosana Pinto , de São Paulo



Texto Anterior: Batendo perna: Se jogue no futon
Próximo Texto: Inspiração masculina: Passo firme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.