São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

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SACOLINHA [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]

"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito"
MACHADO DE ASSIS (1839-1908)

JÁ DEU (ADEUS, ANO VELHO)

Palavras, discursos, estilos, roupas e outras coisinhas mais que gostaríamos de aposentar em 2010, em função do seu uso excessivo em 2009

 a expressão customização e variações

 a ecobag (que só é "eco" para custar mais)

 objetos de autor (assim autodenominados apenas para "agregar valor" e custar mais)

 cupcake (o docinho "por fora bela viola", que virou arroz de festa)

 nomes de lojas sacados, de grafia esquisita

 a expressão espaço gourmet

 harmonização (pode harmonizar, mas em silêncio)

 loja conceito (qual não é?)

 vintage (que a palavra morra de velha)

 nude (melhor ser mais preciso. Exemplo: "quero aquela saia cor de pano de chão encardido")

 premium (do jeans ao azeite, passando por cachaça, boné, enxoval... basta, por favor)

 saruel (especialmente aquela que dá impressão de que entrou areia no look)

 microcolete (não enfeita, mas como atrapalha)

 sandália gladiador (vale só para a mais fechada, estilo "engessei o pé")

 casquete com pena de pavão (e, junto com ela, o brinco de pena de pavão)

 chinelo de praia customizado (para que tanto cristal e tanto balangandã?)

 berços, camas e leitos, em cardápios metidos

DO QUE VOCÊ CANSOU?

CHEGA DE 'YES, WE CAN'
O sociólogo Dario Caldas, do birô Observatório de Sinais, não aguenta mais a expressão "yes, we can", e propõe outra, que traduz o espírito de 2010: "Eu não preciso". Sugere também a aposentadoria do estilo superconectado em favor do estilo hiperseletivo. Caldas também cansou de vampiros anoréxicos, dos "'fast' qualquer coisa" e da "museificação da arte de rua". Ele acredita em marcas e marketing menos arrogantes para 2010.

NÃO FALE ANTES DE PROVAR
O crítico de gastronomia da Folha, Josimar Melo, cansou, em 2009, de ouvir gente dizendo, sem nunca ter provado, que odeia as espumas e esferas do chef espanhol Ferran Adrià. "Cansei também do moralismo, do puritanismo e do afã persecutório que cerca leis secas, antifumo e quetais." Em 2010, ele espera poder apreciar mais relaxadamente as artes da mesa, com restaurantes simples, vinho mais barato e novas experiências que tragam ousadia de vez em quando.

SURRARAM A 'SUSTENTABILIDADE'
O designer e cenógrafo José Marton está "por aqui" com o estilo indiano, a palavra sustentabilidade e as cópias e réplicas de design. Segundo ele, em 2010 "prevalecerá a essência da pessoa na decoração". E a sustentabilidade, ainda que canse, continua. "Veio para ficar."

cestas de desejo
O kit natalino do Emporio La Rioja inclui uísque 18 anos, vinho de sobremesa, vodca, vinho do porto, azeite e vinagre balsâmico, por R$ 366,30. O supermercado Pão de Açúcar reuniu espumante, castanhas, goiabada, pêssegos em calda, panetone, biscoitos e frutas secas, por R$ 179. Na importadora Il Pianeta, a cesta Bologna, de produtos italianos, tem massa tricolor, geleia, vinagre balsâmico, tomates pelados, vinho, alho verde e chocolate, por R$ 163. Na Ville du Vin, a seleção Wish vem com 14 vinhos da França, de Portugal, do Chile, da Itália, da Espanha e da Argentina, além de azeite espanhol, mostarda francesa e molho inglês, por R$ 3.500.


ONDE ENCONTRAR
Empório La Rioja, tel. (11) 3311-0511; Empório Santa Maria, tel. (11) 3706-5211;
Il Pianeta, tel. (11) 3071-2533, www.ilpianeta.com.br;
Pão de Açúcar, SAC 0800-773-2732;
Ville du Vin, tel. (11) 3045-8137


caça-produto

Em São Paulo, onde eu compro tubos de ensaio?*

Na Casa Moser, há tubos de 5 ml a 15 ml. O preço médio é R$ 2,50. Na Lautz, os tubos de vidro têm capacidade para 10 ml e custam R$ 0,70 cada.


ONDE ENCONTRAR
Casa Moser, r. Jandaia, 40, Bela Vista, tel. (11) 3107-2501, São Paulo Lautz, r. Borges Lagoa, 564, 1º andar, Vila Clementino, tel. (11) 5084-8344, São Paulo


*pedido do leitor
Pergunta enviada por Lucy Freitas, de São José do Rio Preto, SP.

AS ÚLTIMAS 10 COISAS QUE COMPREI

ANNA MUYLAERT, 45, diretora do filme "É Proibido Fumar"

1 "Um vestido da Terana, para usar na pré-estreia carioca de 'É Proibido Fumar'"

2 "Um tênis vagabundo, na rodoviária de Brasília""Uma árvore de Natal, na avenida Doutor Arnaldo"

3 "A revista 'Quem', com a Glória Pires na capa"

4 "Tênis Nike coloridos, para meus filhos"

5 "Livro 'As Brasas', de Sándor Márai, para a santa coordenadora da Escola da Vila"

6 "Uma caixa de lentes de contato"

7 "Vinte rosas vermelhas, na Leopoldina"

8 "Uma árvore de Natal, na avenida Doutor Arnaldo"

9 "Incenso tibetano, no Centro de Dharma da Paz"

10 "Um pacote de 15 quilos de ração para os meus cachorros, na Cobasi"

malha fina

Acaba de aterrissar no shopping Iguatemi (SP) a flagship da italiana Missoni. A grife, reconhecida por suas estampas vibrantes e por seus tricôs de texturas incríveis, tem investido, nas últimas coleções, no rejuvenescimento dos looks (como mostra o modelo hippie para lá de chique, desfilado na última temporada, em Milão ). A loja nova, que é a primeira da marca na América Latina, tem 174 metros quadrados recheados de roupas e acessórios femininos e masculinos, além da linha casa. Diz a grife que tudo o que está à venda nas araras da flagship brasileira está, ao mesmo tempo, sendo vendido nas lojas da Europa. Detalhe: a peça mais baratinha, ali, custa R$ 500.


ONDE ENCONTRAR

Missoni, av. Brig. Faria Lima, 2.232, shopping Iguatemi, tel. (11) 3034-6469, São Paulo


só para leitores
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