São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congelados ainda são ponto fraco

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A entrega de alimentos congelados e resfriados é o ponto fraco dos supermercados virtuais, segundo indica uma pesquisa feita com 15 deles em sete capitais do país.
"O consumidor deve se recusar a receber produto deteriorado, exigindo a troca ou o reembolso do dinheiro", diz a advogada Polyanna Carlos da Silva, da Pro Teste, entidade que fez a pesquisa. Ela recomenda verificar se há água acumulada na bandeja do alimento ou se o produto está amolecido, como no caso de manteigas.
Quem comprou algo por engano ou simplesmente se arrependeu pode pedir para fazer uma troca ou receber o dinheiro de volta. No caso dos dois supermercados virtuais testados basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente e agendar um dia para a retirada do produto.
"Ao fazer uma compra fora do estabelecimento, o cliente não tem todas as condições de avaliação do produto, por isso pode desistir da compra", explica Guilherme Varella, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor prevê, para compras por internet ou telefone, prazo de sete dias para desistência.
"Os supermercados precisam reproduzir nos sites, da melhor forma possível, as condições de compra em um mercado físico", diz Varella. Ao clicar em um produto, o consumidor deve ter acesso a detalhes como peso, tabela nutricional e alertas, como se o alimento contém glúten, por exemplo.


Texto Anterior: O melhor em variedade
Próximo Texto: Tendência: Jogos de guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.