São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

GÔNDOLA [conheça melhor tudo que chega aos supermercados]


Babosa para beber

A Aloe vera, mais conhecida por suas propriedades cosméticas, protagoniza a nova onda de“sucos saudáveis”;mas o consumo exagerado tem riscos

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Do cabelo para a boca. A Aloe vera, planta mais conhecida pelos consumidores brasileiros por figurar em xampus, condicionadores e hidratantes, começa a ganhar espaço também na forma de suco, em gôndolas de mercearias, supermercados e lojas de produtos naturais.
Há seis meses, a mercearia O&G começou a importar sucos da marca coreana OKF, e redes de supermercado, como o Pão de Açúcar, também passaram a vender a bebida da marca. A loja de produtos naturais Mundo Verde, que já tinha os sucos de babosa da Forever, vende agora também os da ProAloe. Neste mês, a loja Doce Mel passou a oferecer o produto da Naturama.
Com o aumento da variedade e da concorrência, os preços baixaram. Há cinco anos, um litro do suco mais barato custava R$ 50. Hoje, você acha a garrafa de 1,5 litro por R$ 7,80 (na mercearia Casa Bueno).
O apelo do suco de Aloe vera é forte: saúde. A babosa, nome popular da planta, tem propriedades curativas e nutritivas que, a julgar pelo que dizem os fabricantes, a elevariam à condição de panaceia. "Existe muita propaganda, mas respaldo científico há muito pouco", diz Enio de Oliveira, biólogo da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Mas Oliveira, que tem pesquisas publicadas sobre a planta, ressalva que alguns dos benefícios associados ao consumo de Aloe vera são de fato comprovados. Entre eles está sua ação antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória e de estímulo de células de defesa.
Além disso, a babosa tem atuação importante contra problemas digestivos. "A planta tem um efeito de protetor do estômago. Ela age diminuindo a secreção ácida, que é muito comum em pessoas com gastrite", diz Eliane Fialho, professora do Instituto de Nutrição da UFRJ. "O consumo de babosa também aumenta a absorção das vitaminas E e C, que são nutrientes e antioxidantes muito bons para o organismo", completa Fialho.
Adeptos da medicina oriental, como a ayurveda, apontam mais benefícios. "A babosa é usada como complemento ao tratamento contra o câncer. Ela funciona como uma depuração para o corpo", diz Aderson da Rocha, clínico geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. Rocha diz que a babosa pode amenizar sintomas como a constipação causada por alguns remédios usados em tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Nem tudo são flores
O médico, porém, contraindica o produto na gravidez, na amamentação e para crianças. "O ideal é uma xícara, duas vezes ao dia. Toda planta medicinal em excesso pode causar efeitos adversos. A babosa pode causar náuseas e, em gestantes, pode induzir ao aborto", alerta.
Já a nutricionista da UFRJ contraindica o consumo do suco por um longo período, se não houver orientação médica. "A Aloe vera tem propriedades laxativas. Por isso, não é bom o uso prolongado, pois pode diminuir a quantidade de eletrólitos do corpo, como o potássio", afirma Fialho.


Texto Anterior: Veja a cotação do cafezinho na área
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.